Home > Internet > Site divulga dados de brasileiros sem autorização

Site divulga dados de brasileiros sem autorização

Um site está divulgando informações pessoais de brasileiros sem autorização. Pelo endereço “Telefone.ninja” é possível encontrar nome, telefone, e-mail e endereço completo de qualquer pessoa. Isso acontece graças a Lei Geral de Telecomunicações (Lei n° 9.472/97), sobre a divulgação pública de dados dos assinantes de serviços de telefonia. O site é alimentado por atualizações cadastrais de operadoras como Telefônica e GVT.

De acordo com o próprio endereço web, qualquer usuário pode solicitar que suas informações sejam retiradas no ar. No entanto, os mesmos dados podem ser inseridos novamente no sistema após algum tempo caso o serviço de telefonia atualize o cadastro dos usuários. Recomenda-se entrar em contato direto com as empresas para exigir que os dados pessoais não sejam repassados sem autorização.

O número de consultas no site é limitado. Após algumas pesquisas, o usuário recebe um aviso de que atingiu seu limite máximo. O bloqueio pode durar algumas horas ou até dias, mas basta conectar-se com outro dispositivo para voltar a utilizar a ferramenta.

Essa não é a primeira vez que um site chama a atenção no Brasil por reunir dados confidenciais de pessoas. Em 2015, o “Tudo sobre todos” revelava CPF, endereço residencial e data de nascimento. Havia também a opção de pagar pelo serviço para obter outras informações como empresas abertas e qualificação profissional completa. O endereço foi alvo de investigação do Ministério da Justiça, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. Na ocasião, um responsável pelo site afirmou que divulgava apenas conteúdo que já era público.

Fonte- Estadão- 7/6/2017- http://www.seteco.com.br/22199-2/

You may also like
Empresas poderão abrir contas em bancos pela internet
Empresas precisam se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados
Softwares criminosos estão cada vez mais sofisticados
Os impactos das novas tecnologias no direito
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?