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Setor de limpeza busca alternativas para a crise hídrica

Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental explica como o setor se adequou à crise no país.

O país está passando por um problema sério com a escassez de água potável. A região nordeste sempre sofreu com a falta de chuvas, e agora, o sudeste do país também passa pela mesma situação. Para que as consequências não sejam piores, o setor de asseio e conservação investe cada vez mais em aparelhos e produtos que não demandam grandes volumes de água.

Um exemplo desse investimento feito pelo setor são as máquinas de alta pressão, e os produtos concentrados, utilizados para a higienização dos ambientes. “As máquinas de alta pressão utilizadas gastam menos água que uma torneira de jardim”, destaca Edgar Segato Neto, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac).

Neto afirma, ainda, que alguns produtos utilizados pelo setor não necessitam de enxague. “Limpezas pesadas como gordura de piso podem ser removidas com produtos que geram espuma e não demandam água”, destaca. No entanto, o presidente da Febrac afirma que é necessário treinar os funcionários para o uso consciente da água e a correta utilização dos equipamentos e produtos.

Com a crise, os contratantes também se preocupam com o trabalho realizado pelas prestadoras de serviços. “Os clientes exigem condições de trabalho onde o consumo de água, energia e o tempo gasto para a execução da tarefa seja reduzido”, comenta Edgar.

Manual de Sustentabilidade

Para o setor de serviços, a preocupação com o meio ambiente e os recursos naturais existe há anos. Com o intuito de orientar empresários e profissionais do setor sobre a temática, práticas corretas, aplicação das leis em vigor no país e como adaptar seus negócios ao conceito de sustentabilidade, a Febrac lançou o “Manual de Sustentabilidade”, que está disponível para download no site www.febrac.org.br.

Fonte: BrasíliaWeb; Clipping da Febrac- 23/3/2015.

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