Home > Seguro > Seguro para fusões e aquisições ganha importância no País

Seguro para fusões e aquisições ganha importância no País

Empresas estão interessadas na venda de ativos não estratégicos para a sua capitalização e investimento em suas principais operações. Ao mesmo tempo, investidores que miram o longo prazo identificam  oportunidades que a transação possa trazer (captura de sinergias, novo posicionamento para o mercado, melhoria em processos produtivos, etc) e, em conjunto com assessores, mapeiam os riscos associados à operação, dentre eles os passivos do vendedor.
 
“O seguro cobre eventuais prejuízos resultantes da infração às garantias (Representantion & Warranties) dadas pelo vendedor no Contrato de Aquisição e indenizará o chamado de passivo oculto: aquele não mencionado, não conhecido e não esperado no processo de due diligence”, explica Flavio Sá, Gerente de Linhas Financeiras da seguradora AIG Brasil.
 
O mapeamento dos passivos é parte integrante fundamental para que um processo de M&A tenha o resultado esperado, e os assessores jurídicos e auditores têm papel fundamental para endereçar esses pontos que em algumas situações podem inviabilizar a conclusão do negócio. “Existe uma crescente preocupação dos investidores pelo passivo oculto nas transações ao redor do mundo, e o Brasil segue a mesma tendência. O seguro é uma opção válida e que facilita a concretização do negócio, dado que a seguradora garante prejuízos que possam surgir anos após a assinatura do contrato de compra e venda”, complementa Sá.
 
Outra vantagem oferecida pelo seguro M&A é que não há necessidade de um contrato de contra-garantia, requisito fundamental em outros seguros como os de Garantia de Performance ou Judicial por exemplo. “O Seguro pode facilitar a liquidez financeira, liberando recursos das empresas envolvidas na transação”, exemplifica o executivo da AIG.

11/8/2016

Fonte- http://www.opovo.com.br/app/economia/2016/08/11/noticiaseconomia,3646142/seguro-para-fusoes-e-aquisicoes-ganha-importancia-no-pais.shtml?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Press+Clipping+Fenacon+-+12+de+agosto+de+2016

You may also like
Contratação de seguro ainda não é prática em pequenas empresas
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?