O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2016 tem chegado a parte das residências de Santo André com valor muito maior em relação ao que foi cobrado em 2015. Aproximadamente 27 mil residências tiveram aumento acima da inflação, o que tem provocado reclamações de munícipes.
A explicação dos aumentos está na decisão da Prefeitura de promover uma revisão do cadastro imobiliário do município. Contratada pela administração municipal, a empresa Engefoto Engenharia e Aerolevantamento fez fotos aéreas da cidade ao longo em 2014 e 2015 e detectou que cerca de 10% dos imóveis de Santo André possuíam área construída maior do que o registrado na Prefeitura.
Com as informações em mãos, o Paço decidiu enviar carnês de IPTU com os valores baseados nos tamanhos reais dos imóveis. “Essas pessoas aumentaram sua construção e não informaram a Prefeitura, portanto agora terão uma correção adicional no sentido de pagar pelo que foi construído”, justifica o prefeito Carlos Grana (PT).
De acordo com o Paço, a última revisão deste tipo ocorreu em 2002. Nos demais imóveis da cidade onde não houve revisão, o IPTU sofreu reajuste de 10,4%, como forma de repor a inflação – o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechou o ano passado em 10,67%.
“A Administração reitera que cabe ao proprietário comunicar a Prefeitura sobre qualquer alteração de área construída em seu imóvel, bem como eventual alteração de seu uso, de modo a manter-se atualizado o cadastro imobiliário da Prefeitura”, afirmou a Secretaria de Finanças de Santo André, em nota.
A Prefeitura de Santo André orienta ainda que, “caso haja dúvida por parte do contribuinte, o mesmo pode se dirigir à área de atendimento da Prefeitura de Santo André – Praça IV Centenário, s/nº, piso térreo 1, centro – e requerer a revisão dos valores cobrados, conforme já orientado no próprio carnê de IPTU que lhe foi enviado”.
Vencimento e desconto
Quem pagar o IPTU de Santo André à vista garante desconto de 10%. Proprietários de residências e imóveis comerciais terão até o dia 20 de fevereiro para quitar o imposto. Para residências cadastradas como propriedades de aposentados a data de vencimento é 20 de março. Nesta terça-feira (20) terminou o prazo para pagamento do tributo para terrenos livres e industriais.
21/1/2016