Home > Ambiental > Reduzir riscos ambientais é bom negócio para empresário e trabalhador

Reduzir riscos ambientais é bom negócio para empresário e trabalhador

Luiz Sérgio Mamari destacou também os chamados riscos psicossociais dos funcionários “como um ponto de atenção cada vez mais importante para os empresários”. Depois de fazer um histórico da evolução da legislação no País, Mamari ressaltou que investir em um ambiente seguro para os trabalhadores, reduzindo os riscos, é também uma forma de evitar custos. “O custo de investir em prevenção pode ser alto. Mas o custo de não investir será mais alto”, afirmou Mamari.

O presidente da Febrac, Edgar Segato, analisou alguns pontos da legislação e decisões da Justiça do Trabalho relativas ao tema, principalmente os efeitos negativos da Súmula 448 do TST. Ele recomendou, por exemplo, que a questão do adicional de insalubridade pela limpeza de banheiros não conste nas convenções coletivas das empresas do setor, de onde só poderão sair com a anuência dos trabalhadores. Reforçando o que disse Mamari, Segato afirmou que para as empresas o melhor é cuidar do ambiente do trabalho, a fim de eliminar a insalubridade, tornando desnecessário o pagamento do adicional.

Segato falou também da necessidade de aperfeiçoar a legislação e do apoio da CNC nesse trabalho. “Existe uma Comissão Tripartite do Ministério do Trabalho sobre o tema, além da ação da Renalegis, uma vez que é fundamental investir na ação parlamentar para avançarmos nesse campo.” Ele apontou como desafios para enfrentar a insalubridade e a periculosidade: gestão, responsabilidade social, decência e um ambiente adequado.

Ao final do debate, foram compilados os principais destaques das discussões, os quais serão reunidos, como os demais diálogos, em um documento final do Congresso do Sicomércio 2015.

Fonte- CNC- 29/10/2015- http://www.cnc.org.br/noticias/sindicalismo/reduzir-riscos-ambientais-e-bom-negocio-para-empresario-e-trabalhador

You may also like
Empresas aceleram na corrida verde
Agências reguladoras de energia, água e mineração vão fiscalizar barragens
Decreto nº 9.177, de 23 de outubro de 2017
Iniciativa conscientiza sobre separação e descarte de lixo