Home > Saúde > Reajustes nos custos de planos de saúde serão debatidos novamente pela CAS

Reajustes nos custos de planos de saúde serão debatidos novamente pela CAS

Mudanças nos preços dos planos de saúde individuais e familiares serão tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta terça-feira (4). Solicitada pela senadora Marta Suplicy (MDB-SP), a audiência pública ocorre após a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ter revogado a Resolução Normativa 433/2018, que estabelecia novas regras para a prática de coparticipação e franquia em planos de saúde.

O assunto foi debatido no Senado no mês de julho, tanto na CAS quanto na Comissão Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Uma decisão provisória da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, chegou a suspender as novas regras de franquia e coparticipação dos segurados.

Pela resolução revogada, era permitido cobrar até 40% de cada procedimento dos seus usuários. Ficou determinado ainda um limite mensal (que não ultrapassasse o valor da mensalidade) e um anual (sem ultrapassar o equivalente a 12 mensalidades), a serem pagos pelo consumidor por coparticipação e franquia.

As manifestações de insatisfação de parlamentares e da sociedade contribuíram para que a ANS decidisse reabrir as discussões das novas regras “devido às manifestações de apreensão da sociedade”. Em nota, divulgada no dia 30 de julho, a agência manifestou o desejo de continuar o diálogo com a sociedade, por meio de audiência pública.

Convidados
Foram convidados para o debate, Leandro Fonseca da Silva, diretor-presidente da ANS; Ana Lúcia Kenickel Vasconcelos, secretária nacional de Relações de Consumo do Ministério da Justiça; Igor Rodrigues Britto, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec); José Luiz Toro da Silva, assessor jurídico da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde; José Cechin, diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde); e José Cláudio Ribeiro Oliveira, advogado da Central Nacional Unimed (CNU).

A reunião está marcada para às 14h, na sala 9 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado. A audiência será realizada em caráter interativo, com possibilidade de participação popular pelo Portal e-Cidadania e pelo Alô Senado (0800-612211).

Fonte: Agência Senado- 4/9/2018-
http://cnti.org.br/html/noticias.htm#Reajustes_nos_custos_de_planos_de_sa%C3%BAde_ser%C3%A3o_debatidos_novamente_pela_CAS

You may also like
Planos de saúde e reajustes
Plano de saúde empresarial terá troca sem exigência de carência ou cobertura
Em audiência, ANS discute nova proposta de reajuste de planos de saúde
Novo cálculo de reajuste de planos de saúde será discutido nesta terça