Em sua totalidade no país, nos anos de 2011 e 2012 o mercado de limpeza profissional movimentou quase de R$ 35 bilhões. São associadas à Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – Abralimp cerca de 230 empresas da atividade – que abarca fabricantes e distribuidores de máquinas, equipamentos, produtos químicos e outros (descartáveis ou duradouros), acessórios e dosadores; além de prestadores de serviços.
“O setor geralmente acompanha o PIB, que no ano passado teve queda de 3,8 %, e ainda não foi possível atualizar o dados do momento”, diz Sandro Haim (foto), presidente da entidade criada há 29 anos para representar o segmento e oferecer serviços relevantes a empresas de seu quadro associativo.
Sobre a crise financeira que assola o país, Haim avalia que “a redução dos índices de desemprego, dos gastos do governo e o controle da inflação, só para citar alguns dos imensos desafios do País, são alvos das atenções das autoridades e da sociedade em geral”. E acrescenta que o empresariado vem contribuindo com ajustes necessários para lidar com o cenário de turbulência, focando na busca de eficiência e na boa gestão de recursos como antídoto para crise.
Desse contexto, Haim destaca ações de capacitação por meio de reuniões e cursos da Unidade Nacional de Formação Profissional-UniAbralimp – que desde julho também são ministrados por plataformas digitais. “Em agosto demos início à transmissão online das reuniões das Câmaras Setoriais e da grade de cursos da entidade, para facilitar e incentivar a participação dos associados pelo Brasil afora”.
Isso, para encurtar distâncias, inovar e expandir os cursos e palestras presenciais realizados em sua sede, todos com devidas certificações pela UniAbralimp – que há 12 anos se compromete com a oferta de nível máximo de conhecimento técnico na operação e gestão desse mercado.
Sandro Haim assegura que “ao longo desses anos todos, mais de 15 mil pessoas cursaram módulos de treinamento e capacitação da instituição, adquirindo know-how que lhes foi importante diferencial em suas carreiras, em todos os níveis hierárquicos”. E mais: além de voltados aos profissionais e equipes de limpeza profissional, os cursos são abertos a tomadores de serviços e aos interessados em geral.
Abraçando com mais força seu papel de desenvolvedora e aperfeiçoadora da diversidade de mão de obra direta ou indiretamente atuante na limpeza profissional, a escola da Abralimp oferece capacitação nas áreas de Operação, Gestão e Liderança, por meio desses cursos também ministrados in company em qualquer parte do Brasil.
Fonte- http://www.cebrasse.org.br/3831