Home > Black friday > Procon-SP fará plantão durante Black Friday; saiba quando reclamar

Procon-SP fará plantão durante Black Friday; saiba quando reclamar

De quinta-feira (24) a sábado (26), o Procon-SP realiza plantão on-line e por telefone para receber reclamações relativas à Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (25).

O órgão acredita que, com a consolidação da data no Brasil, o número de queixas diminuirá em relação ao ano passado, quando 1.184 casos foram registrados. Na ocasião, a principal denúncia foi de maquiagem de preços (28,3%).

“Desde 2013, o pior ano, fornecedores vêm percebendo que fazer ofertas falsas só serve para desgastar suas imagens”, diz Bruno Stroebel, supervisor de fiscalização do Procon-SP. “Acreditamos que os principais problemas neste ano devam ser com relação a entrega e a problemas técnicos dos sites, decorrentes do grande volume de acessos”.

Stroebel afirma que no caso de promoções fraudadas, as multas para as empresas podem variar R$ 550 a R$ 9 milhões. Já se o consumidor não conseguir realizar a compra por problemas técnicos do site, tem direito à manutenção das ofertas que perdeu, diz.

Veja os horários de atendimento do órgão e dicas para aproveitar melhor a Black Friday:

PLANTÃO DO PROCON-SP

•Por telefone

Quinta-feira (24), das 18h às 2h

Sexta-feira (25), das 6h às 22h

•Pela internet

Qualquer dia e horário, pelo site do Procon-SP ou pelas redes sociais com a hashtag #ProconSPdeolhonaBlackFriday

Veja dicas de como aproveitar melhor a Black Friday:

PLANEJE AS COMPRAS

Faça uma lista do que quer com antecedência; isso ajuda a compras por impulso e permite acompanhar a evolução dos preços

PESQUISE AS LOJAS

Informe-se sobre as lojas antes de realizar a compra. A Câmara de Comércio Eletrônico têm cadastros de empresas confiáveis, enquanto o Procon tem uma “lista negra”

COMPRE CEDO

Não deixe para comprar no fim do dia na sexta-feira (25). Os produtos que deseja podem se esgotar antes disso.

COMPARE PREÇOS

Use ferramentas de comparação como o Buscapé e o Já Cotei, que permitem ver o histórico de preços de um produto

REPARE NO FRETE

Em edições passadas da Black Friday, algumas empresas diminuíram os preços dos produtos, mas inflaram o custo da entrega. Fiquei atento para saber qual o valor final da compra

GUARDE COMPROVANTES

Fotografe ou capture telas de todas as etapas das compras que fizer. Documentar o processo pode facilitar uma reclamação em caso de problemas

RECLAME

Se vir alguma irregularidade, reclame para os órgãos competentes, como o Procon. A empresa ser multada se maquiar preços e obrigada a estender uma oferta se o consumidor enfrentou problemas técnicos do site para comprar

CUIDADO COM EMAILS FALSOS

Emails falsos que parecem reais costumam se multiplicar em períodos como a Black Friday. Fique atento com os links que abrir

Fonte- Folha- 22/11/2016-
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/11/1834237-procon-sp-fara-plantao-durante-black-friday-saiba-quando-reclamar.shtml

You may also like
Black Friday: consumidor pode desistir de compra pela internet em até 7 dias; veja direitos
Veja como evitar ciladas durante a Black Friday
Propaganda enganosa é maior queixa de consumidores na Black Friday; veja empresas mais reclamadas
Black Friday: especialista do Itaú Unibanco dá dicas para fazer compras com segurança