Home > Licitações > Planejamento lança ferramenta para monitorar preços das licitações

Planejamento lança ferramenta para monitorar preços das licitações

O Ministério do Planejamento anunciou, nesta segunda-feira (24/4), o inicio da operação do Painel de Preços. Trata-se de uma iniciativa para monitorar as cotações de referência das pesquisas de mercado para a aquisição de bens e a contratação de serviços gerais para administração pública.

O sistema, que poderá ser acesso remoto de qualquer equipamento — computadores, notebooks, tablets e smartphones —, conta com uma base de dados das licitações homologadas pelo setor público de 2015 a 2017, inclusive de órgãos de controle. O painel realiza pesquisa por nome, descrição o código do item registrado e oferece três bases de cálculo: menor valor, ano ou mediana. A ferramenta ainda faz uma lista dos itens mais comprados pelo governo, cria relatórios e verifica o volume de processos.

“O painel de preços é uma ferramenta de ajuda ao gestor, principalmente, na fase de pesquisa de preço que é uma fase critica da licitação”, afirmou o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. “Vamos ter uma harmonização dos preços que são adquiridos pela administração pública e há uma diferenciação muito grande entre vários órgãos”, explicou ele, ressaltando que haverá mais “transparência” no sentido de melhorar a gestão pública. “Essa ferramenta criará uma referência para novos processos e dará mais condições de analisar com uma base de dados para avaliar as contratações já ocorridas”, afirmou.

Pesquisa

De acordo com o secretário de gestão do Planejamento, Gleisson Rubin, o painel é uma ferramenta pública, sem senha, podendo ser usada por qualquer cidadão e não apenas pelos gestores da administração federal. “Esse painel poderá ser útil, inclusive, para itens com diversos graus de particularidade. E a pesquisa deve ser feita em até 15 minutos, prazo muito inferior à medida que os gestores levavam, de 15 dias, o que poderá dar mais agilidade aos processos”, explicou Rubin.

24/4/2017

Fonte- http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/04/24/internas_economia,590622/planejamento-lanca-ferramenta-para-monitorar-precos-das-licitacoes.shtml

You may also like
Laércio insere na nova Lei de Licitações pontos em favor do setor de serviços
Solução de Consulta n. 64, de 1° de Março de 2019
Proposta que cria nova lei de licitações pode ser analisada em breve pelo plenário da Câmara
Laércio comemora aprovação de novo marco legal sobre licitações que visa combater a corrupção
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?