O ministro do Trabalho, Helton Yomura, participou na manhã desta quinta-feira (17) do Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (Eneac), em Foz do Iguaçu (PR). Durante o evento, promovido pela Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), o ministro mediou painel sobre a modernização trabalhista, que teve como destaque uma palestra feita pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio de Janeiro, Vólia Bomfim. Na ocasião, foram debatidos os principais pontos da nova legislação trabalhista e suas consequências para o setor produtivo. Segundo o ministro, a retomada do emprego já é reflexo da modernização trabalhista, que está nos seus primeiros meses.
O encontro teve o objetivo de propiciar conhecimento e aprimoramento empresarial. As atividades de limpeza e conservação são responsáveis por 754.284 trabalhadores com carteira assinada. Desses, 85,49% estão vinculados diretamente à limpeza de prédios e em domicílios. De janeiro a março de 2018, essas atividades geraram um saldo positivo de 5.173 contratações. São 11.807 empresas registradas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) em 2016.
Reinauguração da Gerência – À tarde, o ministro participou da reinauguração das instalações da Gerência Regional do Trabalho de Foz do Iguaçu, que atende a cerca de 80 pessoas diariamente. Ali ocorreu também a celebração do Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal para Manutenção da Casa do Trabalhador Migrante do município.
Segundo Yomura, o Ministério vem passando por transformações profundas, como a modernização da legislação trabalhista e a implementação de novas tecnologias como o Seguro-Desemprego Web, que vai reduzir o número de fraudes, facilitar a vida do trabalhador e desafogar as unidades de atendimento. “São muitas práticas que estamos tentando implementar para melhorar o ambiente de relações de trabalho e nossa aproximação com o trabalhador, facilitando sua vida para que ele gaste o seu tempo com o que é importante, que é se requalificar, trabalhar e se desenvolver para o país”, disse o ministro.
Ministério do Trabalho
Assessoria de Imprensa
Simone Sampaio
[email protected]
(61) 2021-5449
17/5/2018
Fonte- http://trabalho.gov.br/noticias/5893-ministro-participa-do-encontro-nacional-das-empresas-de-asseio-e-conservacao-no-parana