Home > Limpeza > Limpeza é fundamental na prevenção de doenças

Limpeza é fundamental na prevenção de doenças

Um ambiente limpo, seja no local de trabalho, em casa, nos hospitais ou em lugares de entretenimento, pode fazer toda a diferença para a saúde dos frequentadores. Comprovadamente, a limpeza eficiente pode reduzir em até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns. Por isso, a Associação Brasileira de Limpeza Profissional (Abralimp), que tem como missão promover a limpeza e a saúde das pessoas e a preservação do meio ambiente, chama a atenção para exemplos de como a limpeza eficiente contribui para o bem-estar geral.

A falta de limpeza adequada, por outro lado, favorece o surgimento de problemas de pele e intercorrências respiratórias, assim como asma, rinite e sinusite. E principalmente as empresas devem estar atentas a esse cenário. Colaboradores doentes custam R$ 225,8 bilhões e correspondem a 7,7 dias perdidos de trabalho por profissional. E ainda, faltas não planejadas causam diminuição de 54% na produtividade e queda de 39% nas vendas de serviços aos clientes.

Conheça algumas dicas que a Abralimp preparou sobre limpeza na prevenção de doenças em ambientes coletivos:

Toda e qualquer limpeza deve ser planejada e acompanhada por pessoas capacitadas e que entendam do processo de forma global. É fundamental a utilização de processos, produtos químicos e equipamentos adequados que respeitem as variáveis máximas da limpeza profissional sendo elas: temperatura; ação química; ação do tempo e ação mecânica.

Para a limpeza de grandes áreas, como indústrias e shoppings, recomenda-se a automação. Toda esta estratégia está voltada para a otimização do tempo, controle da qualidade e redução de custos.

O avanço da tecnologia no mercado de limpeza garante a higiene eficaz dos ambientes: equipamentos como aspiradores de pó, secadoras de carpete, enceradeiras, vassouras, lavadoras de piso, sopradoras, carrinhos funcionais, produtos químicos e muito mais.

O banheiro é um dos principais ambientes que precisam estar em perfeita higienização. Por isso, devem ser limpos constantemente com produtos específicos como detergentes e desinfetantes neutros.

Para o piso, no caso da remoção de sujeiras solúveis em água, a utilização do mop úmido é recomendada. Nos ambientes onde há grande circulação de pessoas, são indicadas as lavadoras automáticas, pois além do chão úmido dificultar a manutenção da limpeza, o cheiro de certos produtos também pode ocasionar irritação aos alérgicos.

Poltronas e cadeiras, por sua vez, além de aspiração, podem receber cuidados para proteger o revestimento. Quando há sujidades como derrames de líquido ou outros, dependendo do material da cadeira, é preciso o uso de um produto específico, pois podem danificar-se facilmente caso seja utilizado o produto incorreto.

Curiosidades

Veja também alguns dos locais com maior proliferação de germes e bactérias em ambientes coletivos e previna-se fazendo a correta higienização das mãos:

Bebedouros: 2.700.000 por polegada
Bandejas de refeitórios: 33.800 por polegada
Pias: 32.000 por polegada
Pratos de refeitórios: 15.800 por polegada
Teclados: 3.300 por polegada
Tampa de sanitários: 3.200 por polegada

Fontes: Dr. Leonard Krilov e International Sanitary Supply Association (ISSA).

Conheça também a Cartilha que a Abralimp preparou para a limpeza correta das mãos: http://www.abralimp.org.br/biblioteca-detalhe.asp?id=8

17/4/2018

Fonte- http://www.segs.com.br/saude/111896-limpeza-e-fundamental-na-prevencao-de-doencas

You may also like
Solução de Consulta Cotir nº 99.009, de 05/09/2018
Atividades de prestação de serviços de limpeza, conservação e manutenção- Solução de Consulta Cosit nº 581, de 20 de Dezembro de 2017
Solução de Consulta nº 99.016, de 20 de Janeiro de 2017
Sete razões para contratar uma empresa de serviços especializados em limpeza profissional
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?