Home > Sindical > Justiça do Trabalho recebe 15 mil ações sobre imposto sindical em seis meses

Justiça do Trabalho recebe 15 mil ações sobre imposto sindical em seis meses

Tornada facultativa na reforma trabalhista que entrou em vigor em novembro, a contribuição sindical virou motivo para uma batalha judicial. Entre dezembro e maio, 15.551 ações relacionadas à nova regra chegaram aos tribunais — três vezes mais do que o registrado no mesmo período um ano antes.

Os processos opõem sindicatos, que querem garantir o recolhimento do imposto, e trabalhadores, que buscam a isenção permitida pela reforma. Na quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal vai julgar 19 ações que questionam o fim da obrigatoriedade do pagamento. A decisão deverá ser seguida por todos os juízes do país.

Outra possibilidade criada pela reforma trabalhista provocou menos atrito: as demissões por acordo entre empresas e funcionários cresceram 150% em seis meses.

Fonte- O Globo- 26/6/2018-
https://oglobo.globo.com/brasil/o-essencial-da-manha-justica-do-trabalho-recebe-15-mil-acoes-sobre-imposto-sindical-em-seis-meses-22821109

You may also like
Aprovado o Enunciado SRT nº 72, que trata processos de pedido de registro sindical e alteração estatutária de sindicatos
STF julga hoje 19 ações contra a contribuição sindical voluntária
PGR dá parecer a favor do fim da contribuição sindical obrigatória
Justiça do Trabalho incentiva cobrança de meio imposto sindical