Home > TRF-4 > Indícios de crime são suficientes para redirecionar dívida

Indícios de crime são suficientes para redirecionar dívida

Indícios de que sócios-gerentes de uma empresa cometeram fraude no processo de falência permitem que a Justiça redirecione para eles a execução fiscal dos débitos tributários de pessoa jurídica. Esse foi o entendimento da 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região ao dar provimento a um recurso da União que queria incluir no polo passivo sócios de uma transportadora falida de Ponta Grossa (PR).

O pedido havia sido negado em primeira instância, pois a 1ª Vara Federal de Ponta Grossa avaliou que o processo de falência da empresa foi encerrado sem que houvesse possibilidade de pagamento dos débitos em cobrança, não caracterizando a ocorrência de crime falimentar. Assim, caberia à Fazenda Nacional demonstrar que os sócios-gerentes preferiram se desfazer do patrimônio da empresa a pagar as dívidas tributárias.

A Fazenda recorreu ao TRF-4, e o juiz federal Otávio Roberto Pamplona, relator do processo na corte, apontou que o síndico da massa falida chegou a solicitar abertura de inquérito ao constatar “inexistência dos livros obrigatórios ou sua escrituração atrasada, lacunosa, defeituosa ou confusa”, conforme o artigo 186 da Lei 7.661/45.

Para ele, as informações do relatório são suficientes para a medida. “Considerando que há indícios de infração à lei”, disse Pamplona, “o redirecionamento aos sócios é medida que se impõe”. O voto do relator foi seguido pelos demais integrantes do colegiado por unanimidade. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4. 5026320-96.2013.404.0000

Fonte- Conjur- http://www.conjur.com.br/2014-fev-21/indicios-crime-falencia-sao-suficientes-redirecionar-divida

You may also like
Empresa não deve ressarcir INSS se não tiver culpa em acidente de trabalho
TRF desiste de analisar novo conceito de receita
Compensação mensal não pode ser considerada direito adquirido por contribuinte
TRF da 4ª Região tem entendimento consolidado