Home > IRPF > Governo tenta evitar fim do IR na pensão alimentícia

Governo tenta evitar fim do IR na pensão alimentícia

O governo Dilma Rousseff tenta evitar o fim da incidência do Imposto de Renda nas pensões alimentícias. Na semana passada, a Advocacia Geral da União (AGU) encaminhou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), destacando que a cobrança não fere a Constituição.
 
Essa tributação está sendo questionada no STF pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). A entidade alega que o Artigo 6º do texto constitucional afirma que a alimentação é um direito social. Além disso, o instituto sustenta que pensão alimentícia não se configura como um acréscimo patrimonial; base legal da cobrança do IR.
 
Por sua vez, o governo afirma que “a simples previsão constitucional” não é suficiente “para, absurdamente, se deduzir que a Constituição Brasileira teria conferido imunidade de imposto de renda e proventos de qualquer natureza a dinheiro recebido a título de pensão ou alimentos”.
 
“O Imposto de Renda das Pessoas Físicas incide sobre a renda, qualquer que seja o rótulo dado a ela, ou proventos de qualquer natureza, alcançando, incontestavelmente, as quantias recebidas em dinheiro a título de pensão ou alimentos, já que aqui também ocorre o acréscimo patrimonial, qualquer que seja a origem ou a denominação da receita”, argumenta o governo.
 
O ministro Dias Toffoli é o relator da ação e ainda não há previsão de julgamento.

19/1/2016

Fonte- http://www.cenariomt.com.br/noticia/499238/governo-tenta-evitar-fim-do-ir-na-pensao-alimenticia.html

You may also like
Receita vai exigir informação detalhada sobre bens em declaração
Entrega da declaração do Imposto de Renda 2018 começa em 1º de março
Entrega de imposto de renda começa em março; veja mudanças
Tabela do IR não acompanha inflação há mais de duas décadas
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?