O Ministério do Planejamento anunciou nesta sexta-feira (05/05) o lançamento de uma plataforma de análise de dados dos serviços públicos, o GovData, desenvolvido em parceria com o Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Esse sistema integra inicialmente, 20 bases de dados e, até julho, outras 10 serão incluídas como forma de unificar todas as informações sobre os contribuintes nos sistemas de serviços prestados pelo governo.
A plataforma usa os conceitos de bigdata para unificar as informações do cliente nos serviços públicos por meio digital, facilitando o cruzamento das diferentes bases de dados e permitindo a troca de informações entre os órgãos. A expectativa é que o sistema também facilite os processos de auditoria e controle e reduza a burocracia.
“O GovData faz parte de um grupo de iniciativas para melhorar a qualidade dos serviços para quem tem direito. Vamos deixar de exigir do cidadão documentos que o governo já fornece. Parece algo óbvio, mas que não foi feito no passado e estamos começando a fazer e alcançaremos esse objetivo de maneira gradual”, disse o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, destacando que essa iniciativa vai racionalizar os recursos e ajudará o governo a reduzir custos.
“Tínhamos uma grande barreira para superar que é a base de dados que cada órgão tem, mas um dos usos é melhorar a qualidade do conjunto do governo. A sociedade exige serviços com mais qualidade”, completou ele, citando que existe 40 mil pessoas no Distrito Federal recebendo seguro-defeso e a plataforma vai contribuir para evitar fraudes. “A partir de hoje vamos fazer uma análise mais detalhada do perfil e da renda dessas pessoas e ver se o benefício está sendo corretamente aplicado”, explicou.
Um exemplo de convergência desse sistema citado por Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do Planejamento, é a eliminação da exigência do certificado de reservista e do comprovante de quitação eleitoral para a emissão do passaporte. “Esses dados estarão integrados com a Polícia Federal digitalmente, sem a necessidade desses papeis anexados à documentação”, disse. Segundo o técnico, o objetivo é desburocratizar os serviços e integra-los de tal forma para “enxergar o cidadão de como ele esta sendo atendido”. “O estado da arte é que o cidadão não vai precisar se dirigir a uma agência de governo para obter um serviço e que o governo vá até ele”, afirmou.
A presidente do Serpro, Maria da Glória Guimarães, reconheceu que essa integração de todos os órgãos no GovDAta é um movimento “muito complexo”, mas será positivo. “Essa mudança de modelo trás racionalidade no uso dos recursos públicos”, pontuou.
O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, classificou a plataforma como um “marco importante” para a melhoria dos serviços. “Estamos iniciando algo relevante na prestação de serviços que te tem uma das principais razões a gestão com uma base dados, com dados mais precisos”, afirmou.
O GovData está disponível para todos os órgãos federais e o acesso será feito por usuários autorizados por suas respectivas unidades, como forma de preservar o sigilo das informações.
5/5/2017
Fonte- http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/05/05/internas_economia,593246/governo-lanca-plataforma-digital-para-integrar-servicos.shtml