Home > Jornada de trab > Gaúchos aceitam negociar jornada com empregador

Gaúchos aceitam negociar jornada com empregador

Uma pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) junto ao Instituto Methodus revela que 65% dos trabalhadores gaúchos aceitariam negociar a carga horária diária entre empregador e empregado para reduzir os dias trabalhados na semana. Esta é uma das propostas previstas na reforma do governo federal para dar condições de criar 5 milhões de novos empregos no País.

Além disso, mais de 20% dos entrevistados são favoráveis à modernização das leis trabalhistas no Brasil e 55% aceitam alterações, dependendo das condições oferecidas. “Essas mudanças não significam perdas de direitos, mas permitirão equilíbrio, segurança e transparência entre as partes envolvidas e maior competitividade das empresas perante o mundo”, afirma o presidente da Fiergs, Heitor Müller.

Já a viabilidade de o empregado trabalhar além da jornada diária para poder acumular horas de folga teve a adesão de 49,5% dos participantes da pesquisa. Outros 43,7% não concordam com a medida e 6,6% a aceitam em parte. “Precisamos rever algumas coisas porque estamos, em pleno século XXI, a era da indústria 4.0, com uma legislação de 1943, quando foi criada. O setor se readaptou e incorporou tecnologia. Ainda não nos adaptamos em nada para usufruir desta capacidade”, completa Müller.

De acordo com o levantamento, 45,7% dos trabalhadores entendem que o desemprego seria reduzido caso os sindicatos e centrais sindicais apoiassem uma modernização das leis trabalhistas. Para 30,3%, o desemprego aumentaria caso isso ocorresse, e 24% não souberam opinar.

Do total de entrevistados, 51,4% possuem Ensino Médio e 40,8% renda entre R$ 1.761,00 e R$ 4.400,00. Divididos por área de trabalho, 45,9% são do setor de serviços, 29,8% do comércio e 24,2% da indústria.

A amostragem encomendada pela Fiergs foi calculada tomando-se como base um nível de confiança de 95% para uma margem de erro máxima estimada em até 3,1 pontos percentuais – para mais ou para menos – sobre os resultados obtidos no total da amostra. A apuração, com mil entrevistas, foi realizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, na serra gaúcha e nos vales do Sinos, do Taquari e do Paranhana, entre 29 de dezembro e 10 de janeiro.

Fonte- Jornal do Comércio- 20/1/2017-
http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/01/economia/542625-gauchos-aceitam-negociar-jornada-com-empregador.html?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Press+Clipping+Fenacon+-+20+de+janeiro+de+2017

You may also like
Dê sua opinião: projeto cria jornada de trabalho de 4 horas diárias para idosos
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?