O eSocial foi tema de palestras durante Feira Internacional sobre segurança e saúde no trabalho
Uma série de palestras nesta sexta-feira (18), marcou a Exproteção, Feira Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho que acontece no Expo Center Norte em São Paulo. Os principais temas foram :“impactos do sistema no mundo do trabalho”; “desvendando o eSocial”; “a estrutura necessária para Implementar o eSocial”; e “como se preparar o eSocial”.
O auditor fiscal do Trabalho, José Alberto Reynaldo Maia Alves Filho, que é o coordenador do Grupo de Trabalho e-Social realizou palestra sobre os impactos do eSocial na SST e os efeitos que a nova legislação provocará nas empresas brasileiras. “O eSocial vai alcançar todo o mundo do trabalho, seja do setor público ou privado, é preciso que as pessoas conheçam o projeto e como sua implementação vai impactar na sua vida profissional”, explica.
Segundo Maia, o governo tem um cronograma previsto de implantação do eSocial até o ano que vem. “É uma nova forma de registro de eventos trabalhistas, voltada a Segurança e Saúde do Trabalhador e a previsão é que, já no início do ano que vem, seja obrigatório para empregadores e contribuintes com faturamento superior a R$ 78 milhões e no segundo semestre para os demais”, ressaltou o coordenador do grupo eSocial durante sua palestra na Expo Proteção pela manhã.
Nesse ano, informa, já teve início uma fase de testes pelas empresas visando essa implantação no próximo ano. “Serão mais de 40 milhões de trabalhadores e 8 milhões de empresas impactadas pelo eSocial, envolvendo informações de todo o mundo do trabalho, sejam celetistas, estatutários, autônomos, avulsos, temporários ou trabalhadores sem vínculos”, explica.
O impacto, salienta, envolve todas as áreas da empresa e elimina diversas obrigações, como GFIP, Caged, Rais, CAT Livro de registro de empregados, entre outras obrigações da empresa que passarão a serem realizadas pelo novo sistema.
Ministério do Trabalho
Assessoria de Imprensa
Edvaldo Santos
[email protected]
(61) 2021-4085
Supervisão Ascom
Jorn. Eliana Camejo
[email protected]
(61) 99213-1667
18/8/2017
Fonte- http://www.trabalho.gov.br/component/content/article?id=4912