Home > Desoneração > Empresas que entrarão em Férias Coletivas devem estar atentas às alterações na Desoneração da Folha

Empresas que entrarão em Férias Coletivas devem estar atentas às alterações na Desoneração da Folha

“Com a Lei que entrou em vigor neste dia 1º, o empresário que pretende dar férias coletivas a seus funcionários, neste fim de ano, deve calcular se é mais vantajoso optar pelos 20% de contribuição sobre a folha de salários ou pelo percentual sobre o faturamento”, alerta o presidente do Instituto de Estudos Tributários (IET), Rafael Nichele.
 
O alerta de Nichele se refere à Lei 13.161/2015, que reviu a desoneração na folha de pagamento concedida a 56 setores da economia, desde 2011, pela Lei 12.546. Neste novo cenário, houve um aumento das alíquotas incidentes sobre a receita bruta das empresas. Na maioria dos casos, o percentual de faturamento subiu de 1% para 2,5%. Apenas alguns setores permaneceram com a alíquota de 1%.
 
A nova Lei trouxe também a possibilidade de o contribuinte optar se a contribuição previdenciária sobre a receita bruta (CPRB) de sua empresa se dará sobre a folha de salários ou sobre o percentual de faturamento. A opção é feita anualmente. Em 2015, é referente à competência de dezembro, de acordo com a Instrução Normativa 1597/15, de 03 de dezembro de 2015, a ser paga em dezembro, já em 2016 a opção se dará pela competência de janeiro, sendo paga em fevereiro.
 
Neste cenário, o advogado aconselha que sejam feitos cálculos diferentes para o restante deste ano de 2015 e para o ano de 2016. “Se em 2015 o percentual sobre o faturamento pode se mostrar uma boa opção, diante da queda da receita motivada pelo recesso econômico ou pelas férias coletivas, em 2016 os 20% sobre a folha de salários pode pesar menos no bolso do contribuinte”, conclui Nichele.

7/12/2015

Fonte- http://www.segs.com.br/seguros/70802-empresas-que-entrarao-em-ferias-coletivas-devem-estar-atentas-as-alteracoes-na-desoneracao-da-folha.html

You may also like
Mais uma liminar derruba reoneração da folha de pagamento até o final do ano
Folha de pagamento ficará mais cara a partir de Setembro para 39 setores empresariais
Liminar livra empresas de reoneração da folha
Fim da desoneração da folha deverá enfraquecer a retomada da hotelaria