Home > Licitações > Comissão pode aprovar mudança na Lei de Licitações

Comissão pode aprovar mudança na Lei de Licitações

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode aprovar em decisão final, nesta quarta-feira (13), projeto de lei (PLS 584/2011), do senador Humberto Costa (PT-PE), que faz duas alterações na Lei de Licitações (Lei nº 8666/1993). Uma delas torna crime a fraude de atos regulados pela Lei de Licitações, para obter vantagem decorrente da vinculação da obra licitada à empresa vencedora do processo. A proposta tem parecer favorável do relator, senador José Pimentel (PT-CE).

A outra mudança pretende condicionar a lisura da licitação à comprovação de que nenhum dos sócios da empresa vencedora — ou seus parentes em até o terceiro grau — tinha participação significativa ou controle em outra empresa que participou do processo. E estabelece ainda que essa comprovação de isenção deverá ocorrer ao longo de toda a execução do contrato, sob pena de adjudicação da obra licitada para a empresa detentora da segunda melhor proposta.

Pimentel classificou a regra trazida pelo PLS 584/2011 como “moralizadora”.

— Certamente, terá o efeito de gerar o barateamento dos preços obtidos pelo poder público em suas contratações, especialmente quando da utilização da modalidade convite. É de se espantar, aliás, que a legislação ainda não preveja tal espécie de normatização — considerou o relator.

Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, o projeto será encaminhado, em seguida, para a Câmara dos Deputados.

Fonte- http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/04/11/ccj-pode-aprovar-mudanca-na-lei-de-licitacoes

You may also like
Laércio insere na nova Lei de Licitações pontos em favor do setor de serviços
Solução de Consulta n. 64, de 1° de Março de 2019
Proposta que cria nova lei de licitações pode ser analisada em breve pelo plenário da Câmara
Laércio comemora aprovação de novo marco legal sobre licitações que visa combater a corrupção
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?