A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realiza audiência pública hoje para discutir as diferenças entre o trabalho competitivo e o trabalho apoiado. O tema será debatido com o sociólogo e professor da Universidade do Minho, em Portugal, Carlos Veiga.
Segundo o autor do requerimento para a audiência, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), o trabalho apoiado já é realidade nos Estados Unidos e na Europa, onde a gerência de algumas empresas e os colegas de trabalho agem como facilitadores no cotidiano de pessoas com deficiência.
“A pessoa com deficiência intelectual é muito beneficiada com essa modalidade de trabalho. Nós não temos que criar ambientes artificiais para inserir uma pessoa. Só é preciso construir uma consciência entre os colegas que podem facilitar alguns processos; isso permite à pessoa com deficiência trabalhar”, explica o deputado.
A audiência pública, que também foi solicitada pelo deputado Aelton Freitas (PR-MG), está marcada para as 14h30, no plenário 7.
O debate pode ser acompanhado ao vivo pela internet na página da Câmara dos Deputados – www.camara.leg.br. No link “Atividade Legislativa”, clique em “comissões” e procure a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O vídeo fica disponível assim que começar a reunião. O áudio e o vídeo também podem ser acessados a qualquer momento no site.
28/10/2015