Home > Lic. mat. > Comissão amplia estabilidade para mulher em licença-maternidade

Comissão amplia estabilidade para mulher em licença-maternidade

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (PL 6285/16) que compatibiliza a licença-maternidade de seis meses concedida por empresa participante do Programa Empresa Cidadã à estabilidade no emprego das mulheres, que hoje é de cinco meses, pela Constituição.

A proposta é de autoria do deputado Augusto Carvalho (SD-DF) e recebeu parecer favorável do relator, deputado Laercio Oliveira (SD-SE). O texto altera a Lei 11.770/08, que criou o Empresa Cidadã.

O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias prevê a estabilidade no emprego para as empregadas gestantes até cinco meses após o parto. Isso significa que, atualmente, as mulheres com licença-maternidade de seis meses ficam um mês sem a cobertura da estabilidade gestacional.

O relator explicou que recentes decisões judiciais procuram compatibilizar os dois períodos (estabilidade gestacional e licença-maternidade). O projeto, segundo ele, resolve de vez a questão ao fazer a mudança na lei.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara- 4/4/2017-
http://www.cnti.org.br/noticias.htm#Comissão_amplia_estabilidade_para_mulher_em_licença-maternidade

You may also like
Licença-maternidade de seis meses no setor privado é aprovada e segue para a Câmara
PEC permite que licença-maternidade seja compartilhada entre a mãe e o pai
CCJ admite PEC que estende licença-gestante no caso de parto prematuro
Dê sua opinião: PEC permite que mãe e pai compartilhem licença-maternidade
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?