Em junho do ano passado, a rede de supermercados Walmart passou a adotar um procedimento pioneiro no registro de seus empregados no cadastro do Número de Identificação Social (NIS), que identifica o cidadão frente aos programas sociais do governo federal.
A empresa, que contrata mensalmente mais de quatro mil funcionários, abandonou o papel e passou a fazer o registro do NIS por meio de formulário na internet.
“Fomos convidados a ser a empresa piloto e modelo de utilização desta ferramenta. Ofereceram-nos a praticidade que nós buscamos”, afirma a analista de Recursos Humanos da rede, Vanessa Lopes de Oliveira.
A experiência piloto do Walmart foi ampliada para todas as empresas, por determinação da Caixa Econômica Federal que é a operadora do Número de Identificação Social. A partir de 1º de novembro, passa a ser obrigatória a utilização da web para o registro no NIS.
A medida, de acordo com a Caixa, permitirá acabar com filas e tornar mais rápido o processo de registro no NIS, que antes durava até cinco dias úteis.
A medida também é voltada para sustentabilidade, uma vez que o uso do papel passa a ser descontinuado, afirma a gerente executiva de Gestão do Cadastro do Número de Identificação Social, Adalgisa Torres de Castro.
Ao contratar um novo funcionário, as empresas são obrigadas, desde 1970, a registrar o empregado em algum cadastro social do governo – do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Previdência Social, PIS, Pasep, entre outros. Esse processo era feito em papel.
O empregador era obrigado a preencher um formulário e levar a uma agência da Caixa, que enviava as informações para uma central de digitação localizada em São Paulo.
Depois que o documento era digitado, a empresa recebia a informação do número cadastrado por telefone, Correios ou por meio do relatório de trabalhadores cadastrados, que é impresso na agência.
Obtenção imediata do NIS
Com a determinação da Caixa de utilizar o registro por meio da internet, o número do NIS poderá ser obtido imediatamente. “Antigamente, com o formulário, íamos até uma agência da Caixa de nosso relacionamento e ficávamos aguardando o cadastramento desses números. Agora, a empresa não precisa mais deslocar esse funcionário e deixá-lo disponível para esse cadastramento porque já temos o portal da Caixa”, afirma a analista de Recursos Humanos da rede Walmart.
Há duas opções para que as empresas possam cadastrar seus empregados no NIS. A primeira é fazer pela internet, através do Portal da Caixa Econômica Federal. A segunda opção é utilizar a ferramenta “Conectividade Social”.
Neste segundo caso, é necessário que a empresa possua uma certificação digital, padrão ICP-Brasil, que pode ser emitida nas agências da Caixa.
Para a gerente executiva de Gestão do Cadastro NIS, Adalgisa Torres de Castro, o cadastramento online é a melhor opção para realizar o registro. A empresa só terá que ir à Caixa para efetuar o primeiro acesso e fazer o seu cadastro.
“Independente da opção de cadastramento selecionada pela empresa, é preciso comparecer a uma agência da Caixa para fazer a migração e obter o primeiro acesso”, afirma.
Adalgisa Torres explica que existe a possibilidade de cadastro em lote de empregados. Essa modalidade é indicada para a empresa que vai registrar um grande número de funcionários.
Neste caso, por ser um volume maior de dados, o número do NIS sai no dia seguinte. A Central de Atendimento desta modalidade é através do número 0800 726 01 04.
“A Caixa fez essa mudança para a web com o intuito de facilitar e agilizar o atendimento, e ter uma alternativa que não seja o papel, com o intuito de colaborar com o meio ambiente”, diz a gerente.
Segurança e praticidade
A nova sistemática de registro do NIS trouxe, segundo a analista de Recursos Humanos do Walmart, mais segurança tanto para o funcionário quanto para a empresa.
Segundo ela, os trabalhadores têm o recolhimento do Fundo de Garantia na data correta e, com o número do PIS em mãos, é possível incluir o empregado no plano de a saúde da empresa.
Para a rede de supermercados Walmart, a segurança é não ter duplicidade no número de NIS. Ao realizar o cadastro repetido na internet, a ferramenta avisa imediatamente que o funcionário já é registrado. Antes, com o uso do papel, o retorno notificando o duplo cadastro demorava a chegar.
“A quantidade de papel era grande e podia haver perda do documento porque era enviado pelo Correio. Eram muitas etapas para chegar ao cadastro efetivo. Hoje a gente faz na hora. Só de não ter que depender de formulário de papel, ir a agência entregar o documento e aguardar o retorno, a empresa está poupando tempo”, ressalta analista Vanessa Lopes de Oliveira.
Fonte- Agência Caixa de Notícias ; Clipping Fenacon- 3/11/2014.