Home > Bacenjud > Cadastramento de contas únicas no BACEN JUD será feito eletronicamente

Cadastramento de contas únicas no BACEN JUD será feito eletronicamente

A partir desta quinta-feira (1º/6), o cadastramento de contas únicas no Sistema BACEN JUD na Justiça do Trabalho será feito de forma totalmente eletrônica. O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ricardo de Lacerda Paiva, assinou ato que autoriza a utilização, pela Justiça do Trabalho, do sistema de cadastramento de conta única atualmente existente no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A medida atende à crescente solicitação de cadastros de contas únicas e, por consequência, o aumento do acervo de autos físicos.

O sistema de conta única, previsto na Resolução 61/2008 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT), foi criado para evitar inconvenientes causados pela possibilidade de bloqueio de várias contas pelo BACEN JUD. Ele permite que pessoas físicas e jurídicas indiquem uma única conta bancária para receber os bloqueios, comprometendo-se a mantê-las com saldo suficiente para o cumprimento da ordem judicial.

Na Justiça do Trabalho, o cadastramento de contas únicas é da responsabilidade da CGJT e, na Justiça Federal, dos Estados e do Distrito Federal, é do presidente do STJ. Em 2012, os dois órgãos firmaram acordo de cooperação técnica que já previa o compartilhamento de sistemas e softwares destinados ao cadastramento, competindo ao STJ a cessão de uso de seu sistema sem qualquer contrapartida financeira.

Com a virtualização do cadastramento, o diretor da Secretaria da Corregedoria-Geral continuará responsável por apreciar as solicitações e os pedidos de alteração, recadastramento e descadastramento das contas únicas, cabendo ao corregedor-geral o exame dos pedidos de providências atinentes ao cumprimento do sistema BACEN JUD. O ato assinado pelo ministro Renato de Lacerda Paiva também permite que o requerimento e os documentos necessários ao cadastramento sejam digitalizados, armazenados em ambiente eletrônico e imediatamente descartados.

Fonte- TST- 1/6/2017.

You may also like
Comitê do BacenJud melhora monitoramento de contas bloqueadas
Juízes destacam eficácia do BacenJud na execução de sentenças
Bloqueio judicial online vai alcançar Tesouro Direto
Alcance do BacenJud 2.0 aumenta com bloqueio de investimentos