No início de setembro, o site da ONU Brasil publicou alerta do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, sobre “quanto o mundo corre o risco de cruzar o ponto de não retorno da mudança climática, com consequências desastrosas para as pessoas em todo o planeta e os sistemas naturais que as sustentam”. Guterres pediu mais liderança e maior ambição pela ação em prol do clima como uma reforma de reverter essa tendência.
Considerando as graves transformações, e a economia de baixo carbono que todos os países deverão empreender, a Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) abriu discussão com seus associados e decidiu implementar ações para sensibilizar e acelerar a percepção de empresários comprometidos com a maximização das ações do setor de Limpeza Profissional.
Uma das ferramentas é a Cartilha Febrac de Sustentabilidade, a disponibilizar conhecimento sobre o tema a todos os sindicatos associados, recomendando às empresas a adoção de práticas sustentáveis alinhadas às leis vigentes (em especial a Instrução Normativa nº 1 do Ministério do Planejamento e a lei dos resíduos sólidos) e adaptação dos empresários às novas exigências.
“Dessa forma nossa entidade sai à frente na discussão e entrega ao mercado e a seus stakeholders uma plataforma preparatória para que seus associados possam também ser os agentes de disseminação destes conceitos”, prevê o empresário Renato Fortuna, presidente da Febrac e do SEAC-MG, e membro do Conselho Deliberativo da Cebrasse.
Fonte: Blog Seac-RJ; Clipping da Febrac- 23/10/2018.