Home > Black friday > Advogado alerta para perigos do Black Friday

Advogado alerta para perigos do Black Friday

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram queda de 0,5% das vendas do comércio varejista em setembro deste ano, na comparação com o mês anterior. O acumulado do ano já registra retração de 3,3% em relação a igual período de 2014.
 
Em alguns estados, como no Amazonas, a retração do comércio varejista tem sido ainda mais sentida. De agosto para setembro, o estado amazonense experimentou uma queda de quase 1% nas vendas.
 
Na busca de um fim de ano um pouco menos sofrido, vários são os empreendimentos que se preparam para as promoções que antecedem as comemorações natalinas, naquela onda de descontos originada nos Estados Unidos e que ficou conhecida como “Black Friday”.
 
Mas, se a época é de fisgar o consumidor pelos descontos, é também de extrema cautela, para que falsos anúncios de promoções não se transformem em problemas na Justiça. “Ao mesmo tempo em que a sociedade se interessa em aproveitar essa época de promoções, ela também está cada vez mais interligada aos direitos consumeristas. É preciso que os empresários interessados nesse tipo de recurso de atração de consumidor fiquem muito atentos aos anúncios e propagandas de descontos que elaboram, obedecendo as regras de cada tipo de promoção”, orienta o advogado André Rodrigues de Almeida, do escritório Almeida e Barretto Advogados, de Manaus.
 
O advogado alerta: “o empresário deve sim investir em marketing, mas essa ferramenta necessita ser utilizada de forma correta para que ele não venha sofrer ações judiciais baseadas no Código de Defesa do Consumidor. Transparência é o requisito chave para resguardar o empresário quando este fizer ações promocionais”.
 
Para consumidores que se sentirem lesados por alguma publicidade ou promoção não condizente com o anúncio, Almeida indica que guarde tudo o que servir como documento de prova, inclusive panfletos de anúncios das promoções, e procure os órgãos de defesa do consumidor, na busca de seus direitos.
 
23/11/2015

Fonte- http://www.segs.com.br/seguros/68810-advogado-alerta-para-perigos-do-black-friday.html

You may also like
Black Friday: consumidor pode desistir de compra pela internet em até 7 dias; veja direitos
Veja como evitar ciladas durante a Black Friday
Propaganda enganosa é maior queixa de consumidores na Black Friday; veja empresas mais reclamadas
Black Friday: especialista do Itaú Unibanco dá dicas para fazer compras com segurança