Home > Abril Marrom > Abril Marrom debate causas e tratamentos da cegueira

Abril Marrom debate causas e tratamentos da cegueira

“As pessoas não sabem que consultando um oftalmologista e tendo um diagnóstico rápido podem evitar a cegueira”, disse o deputado Luiz Carlos Gondim, idealizador do evento.

O oftalmologista Suel Abujamra é presidente do instituto que leva o seu nome. Ele palestrou sobre as causas da cegueira apontando para o sistema de regulamentação do acesso, que dificulta o atendimento de pacientes pelos serviços de média e alta complexidade. “A doença na visão tem início e deve ser atendida rapidamente, com diagnóstico e tratamento precoces”, declarou.

“É extremamente importante que a população e a classe política entendam o problema da cegueira e, a partir daí, campanhas e políticas públicas sejam desenvolvidas”, disse o diretor do Departamento de Oftalmologia do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), Pedro Duraes Serracarbasso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as princi¬pa¬is causas de cegueira no Brasil são catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

De acordo com o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 6,5 milhões de pessoas possuíam alguma deficiência visual: 528.624 eram cegos e 6.056.654 tinham baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar). A região sudeste possui 3,1% de sua população com problemas de visão, um total de 2.508.587 habitantes.

Ação Social

Durante o evento, o Espaço Café da Alesp recebeu profissionais do Instituto Suel Anujamra (ISA), que realizaram avaliações oftalmológicas gratuitamente.

Fabiana Luiza da Silva, 27 anos, é da cidade de Campos do Jordão e trouxe o filho de nove anos para realizar um atendimento. “Com oito meses de idade eu descobri que ele tinha problemas de vista. Com dois anos ele já começou a usar óculos”, disse. O menor possui 4 graus de astigmatismo, doença na córnea que dificulta a entrada de luz nos olhos e torna as imagens desfocadas.

“Quando eu recebi o telefonema dizendo que haveria a ação do instituto fiquei feliz e não perdi a oportunidade”, declarou a mãe, destacando a precariedade de profissionais desta área da saúde.

O Abril Marrom é uma proposta de Gondim que visa a prevenção, combate e reabilita¬ção das diversas espécies de cegueira no Estado. O PL 218/2017 está em tramitação ordinária nas comissões da Casa.

5/4/2018

Fonte- https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=390544