Home > MTE > Novas regras no seguro-desemprego reduzem rotatividade no Mercado

Novas regras no seguro-desemprego reduzem rotatividade no Mercado

Apesar de ainda gerar bastante polêmica diante de trabalhadores e entidades representantes de classe, alguns especialistas defendem que a medida provisória que dificulta o acesso ao seguro-desemprego pode promover algumas mudanças positivas no vínculo empregatício. Entre elas, os analistas apontam o desestímulo à alta rotatividade de trabalhadores nas fábricas e no comércio, por exemplo.

Desta forma, eles afirmam, favorece um dos princípios básicos da lei trabalhista, que é a continuidade no trabalho sem prejuízos a economia.

Para a gerente de administração de pessoal da empresa Luandre, Sueli Silva, na prática, pouca coisa muda para quem já está no mercado de trabalho, uma vez que, a partir do terceiro requerimento do seguro, o procedimento é praticamente o mesmo de antes. Ou seja, de seis meses, e não mais 18 como rege a nova medida imposta pela presidente da República Dilma Rousseff. “Logo, quem sofrerá na pele o impacto da norma é quem está iniciando a carreira no mercado de trabalho formal, principalmente os jovens”, comentou a gerente por meio da assessoria de imprensa.

A especialista ressaltou que o período curto de seis meses apenas como era impacta negativamente no desenvolvimento das atividades profissionais. Já a estabilidade pode refletir, por consequência, no aumento da produtividade. “Antes de pensar em sair, o trabalhador e a empresa terão que protelar a decisão e criar maneiras de melhorar o fluxo de trabalho. Em longo prazo, as relações podem melhorar e resultar até em uma mudança de cargo”, frisou.

Porém, esse fato é contestado pelos representantes dos trabalhadores, como explicou o secretário de relações institucionais da Força Sindical, Carlos Lacerda. “Acreditamos que as mudanças não refletirão na questão da rotatividade, uma vez que eles (governo) analisaram o fluxo em épocas como o Natal, mas não levaram em conta o que acontece no ano todo”, enfatizou ele, que também é secretário para assuntos parlamentares da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).

Regras

Lacerda salientou que as lutas continuam na esperança de revogar as mudanças propostas pelo governo nas regras tanto do seguro-desemprego quanto de pensões por morte, abono salarial, seguro-defeso e auxílio-doença (MPs 664 e 665).

“Estamos promovendo uma campanha regional com os deputados do Norte e Nordeste. No Amazonas o lema é ‘Deputados, sejam Caprichosos na derrubada das MPs 664 e 665 e mantenham os direitos Garantidos’. Fazendo referência aos bois de Parintins”, revelou Lacerda. 5/4/2015

Por Silane Souza (equipe EM TEMPO)

Fonte- http://www.emtempo.com.br/novas-regras-no-seguro-desemprego-reduzem-rotatividade-no-mercado/

You may also like
Conselho aprova compartilhamento de banco de dados do Sine
RAIS – Preenchimento horas semanais do contrato intermitente
RAIS Ano Base 2018 – Prazo encerra em 05/04/2019
Saiba como declarar a RAIS considerando as mudanças da Reforma Trabalhista
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?