Já disponível na Internet, estudo traçará radiografia do atual momento de implantação da nova sistemática.
Autor do primeiro levantamento sobre os reflexos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) nas empresas, em 2012, o professor Roberto Dias Duarte agora repete seu pioneirismo neste tema e lança, nacionalmente, a pesquisa on-line “Os impactos do eSocial nas empresas e nos escritórios contábeis”.
Com 25 questões de múltipla escolha e um espaço para opiniões, o trabalho tem o objetivo de entender em detalhes como a gradual implantação do eSocial está transformando o dia a dia das corporações – independentemente do porte – e os escritórios contábeis, responsáveis por cuidar desse vaivém de informações.
Entre as questões em pauta estão desde as mais simples, como velocidade de conexão à Internet e nível de escolaridade, até o índice de participação em eventos ligados ao eSocial e os meios que os profissionais se utilizam para buscar informações atualizadas sobre a sistemática.
Mais novo projeto do SPED, o eSocial envolve 12 milhões de empregadores e muitos apostam que, uma vez implantado, ele tenha grande potencial para reduzir a burocracia e garantir os direitos dos trabalhadores. Outros, no entanto, ainda revelam-se bem céticos quanto aos seus resultados.
“Oportunidades e ameaças fazem parte do contexto das mudanças inerentes ao processo. Mas, até que ponto as empresas estão preparadas? Quais serão os reais benefícios? As dificuldades enfrentadas pelas pequenas são as mesmas das grandes?”, indaga Duarte, sócio e presidente do conselho de administração da NTW Franchising, maior rede de franquias contábeis do Brasil.
Segundo ele, a pesquisa traçará uma profunda radiografia do atual momento de implantação do eSocial no Brasil. “Afinal, estes e diversos outros questionamentos ainda estão sem respostas”, argumenta o especialista.
O professor explica que os resultados apurados após a conclusão da pesquisa serão divulgados em todo o Brasil, com o intuito de ajudar a esclarecer os pontos polêmicos acerca do tema, subsidiando gestores e líderes em suas decisões. O teor do levantamento pode ser acessado em: http://robertodiasduarte.com/pesquisa-esocial.
Fonte: REPERKUT Comunicação- 8/5/2014; http://www.contabeis.com.br/noticias/17193/lancada-primeira-pesquisa-para-compreender-impacto-do-esocial-nas-empresas-brasileiras/