Home > Conciliação > Justiça do Trabalho de São Paulo participa da 13ª Semana Nacional da Conciliação

Justiça do Trabalho de São Paulo participa da 13ª Semana Nacional da Conciliação

Mais uma semana é marcada por grande movimentação e diversos acordos realizados nos centros de conciliação da Justiça do Trabalho de São Paulo. Começou, nessa segunda-feira (5), a 13ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de justiça, do trabalho e os federais. No TRT da 2ª Região, o mutirão é organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT2) e deve promover mais de 2 mil sessões de conciliação nesses cinco dias em todas as regiões da cidade.

No Fórum Ruy Barbosa (na Barra Funda, em São Paulo-SP), as tentativas de acordo entre as partes são realizadas concomitantemente em 17 salas. Há projetos voltados à pacificação de conflitos trabalhistas em diversos setores e fases processuais, como bancários, limpeza e conservação, 2ª instância, precatórios e outros.

Em uma das salas, o reclamante Leonardo , ex-empregado de uma empresa do ramo de telefonia, estava satisfeito por ter fechado um acordo em um processo que durava três anos, no qual ele alegava ter adquirido doença por conta do trabalho. “A partir da hora que sentamos para conversar, tudo ficou mais fácil”, disse.

Em outra mesa de negociação, as partes chegaram ao consenso com relação a um processo de 2012, de uma ex-empregada do setor bancário que pedia horas extras e equiparação salarial, entre outros itens. “Esse valor vai complementar minha aposentadoria”, comemorou a reclamante Selma. Segundo o advogado da reclamada, Luiz Henrique Junqueira Grespan e Silva, a empresa prioriza a conciliação e inscreve todos os processos na Semana, pois as partes já chegam com um intuito conciliatório bem maior que na audiência. “A redução de processos para a empresa é muito importante, pois diminui os passivos trabalhistas e os custos relacionados ao trâmite processual”, lembrou.

A 13ª Semana Nacional da Conciliação continua até a próxima sexta-feira (9) nos centros judiciários de métodos consensuais de solução de disputas do TRT-2: Cejusc-JT Sede, Cejusc-JT Leste, Cejusc-JT Sul, Cejusc-JT Baixada Santista, Cejusc-JT Guarulhos, Cejusc-JT ABC e Cejusc-JT Barueri. A Justiça do Trabalho de São Paulo conta com servidores e magistrados capacitados pela Escola Judicial para atuar na conciliação e na mediação.

Fonte- TRT-SP- 6/11/2018.

You may also like
Priorizar conciliação voltará a ser meta da Justiça comum em 2019
13ª Semana Nacional da Conciliação começa na segunda-feira
Tribunais se preparam para 13ª Semana Nacional da Conciliação
Corregedoria recomenda centros de conciliação em cartórios