Home > IRPF > Veja o que ainda pode ser feito para abater o Imposto de Renda

Veja o que ainda pode ser feito para abater o Imposto de Renda

O contribuinte que pretende usar aplicações em previdência complementar ou doações para obter benefícios tributários na declaração do IR (Imposto de Renda) de 2018 -referente a 2017- deve ficar atento ao calendário.

Para aproveitar ao máximo o benefício, é preciso contratar o plano ou doar recursos neste ano, mesmo que o prazo para entregar a declaração vá de março a abril de 2018.

Com uma previdência PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é possível abater até 12% da renda tributável, desde que a pessoa contribua também ao INSS. O PGBL é indicado para quem faz a declaração completa do IR, que permite deduzir mais despesas, como saúde e educação.

“O planejamento deve ser feito agora. Se deixar para abril, não vai poder correr atrás do aporte, caso necessário”, afirma o planejador financeiro Bruno Souza. “E não pode ser na última semana de dezembro, porque há um tempo operacional entre contratar o plano e contribuir.”

O ideal é que o investimento em PGBL seja mensal, mas é possível fazer depósito único. Usar outros ativos para garantir o desconto não é recomendado. “Muitos estão na renda fixa e sacam agora para aportar no PGBL, mas, quando você retira o investimento, paga imposto.”

Planeje seu fim de ano

Confira como pagar menos IR na próxima declaração

Imagem explicativa no link:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/12/1944123-veja-o-que-ainda-pode-ser-feito-para-abater-o-imposto-de-renda.shtml

Dica- selecione o link, copie e cole na barra de endereço da Internet.

Raul Morgner, gerente da corretora BR Insurance, lembra que o imposto devido com o abatimento será descontado no resgate do plano. “Previdência não é isenção.” Mas o atraso pode ser vantajoso. “O que não foi pago de imposto agora pode ser investido para o futuro”, afirma Souza.

A doação a um dos sete programas listados pela Receita também pode ser abatida do imposto devido de quem faz declaração completa. Em geral, se o recurso é doado no ano-base, a dedução é de 6%. No próprio exercício, cai para 3%.

“Hoje, esse processo é burocrático. O contribuinte precisa fazer depósito identificado e guardar o recibo até a declaração. Nem 8% acabam usando o incentivo”, diz Paula Fabiani, do Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).

Fonte- Folha de São Paulo- 18/12/2017- http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/12/1944123-veja-o-que-ainda-pode-ser-feito-para-abater-o-imposto-de-renda.shtml

You may also like
Receita vai exigir informação detalhada sobre bens em declaração
Entrega da declaração do Imposto de Renda 2018 começa em 1º de março
Entrega de imposto de renda começa em março; veja mudanças
Tabela do IR não acompanha inflação há mais de duas décadas
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?