Home > Previdência > Projeto obriga divulgação na internet da relação de beneficiários da Previdência

Projeto obriga divulgação na internet da relação de beneficiários da Previdência

Proposta em análise na Câmara dos Deputados torna obrigatória a publicação mensal na internet da relação de pessoas que recebem benefícios do Regime Geral de Previdência Social – aposentadoria, pensões, BPC, LOAS etc. A medida está prevista no Projeto de Lei 4831/16, do deputado Walter Alves (PMDB-RN).

Pelo texto, a relação deverá estar acompanhada do tipo de benefício concedido, da data de concessão e de término do provento, e do número de CPF do beneficiário. A proposta prevê ainda a possibilidade de relatórios por município e de consulta por nome do beneficiário.

Recebimento indevido

“Como o Regime Geral de Previdência Social está baseado no sistema de repartição simples e de solidariedade, em que há transferência de renda entre os participantes, não é justo que todo o conjunto de trabalhadores não possa saber quem está recebendo benefícios”, disse.

Alves argumenta que a proposta contribui para evitar o recebimento indevido de benefícios. “Não raro, nos deparamos com casos em que o parente permanece sacando a aposentadoria de um ente que faleceu”, acrescenta o autor.

Obrigação dos cartórios

Segundo Alves, ainda que os cartórios já sejam obrigados a informar o óbito ao INSS, tendo prazo legal e multa em caso de descumprimento, essa medida não tem sido suficiente para coibir essa prática criminosa.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte- Agência Câmara- 29/09/2016.

You may also like
Relator da PEC da Previdência defende idade mínima de 65 anos para aposentadoria
Tempo mínimo de contribuição pode ter regra diferenciada, sugere relator
Governo admite reduzir a 62 anos idade para mulher se aposentar
Alceu Moreira entrega parecer favorável à reforma da Previdência na CCJ
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?