Home > Licitações > TCU recomenda vedação de atos no Comprasnet fora do horário de expediente

TCU recomenda vedação de atos no Comprasnet fora do horário de expediente

Por meio do Acórdão nº 5.402/2016 – 2ª Câmara, o Tribunal de Contas da União – TCU analisou, recentemente, representação sobre irregularidades em pregão eletrônico para o registro de preços de material de tecnologia da informação.

A Corte considerou irregular a prática de atos no Portal de Compras Governamentais após as 18h e antes de 8h, dificultando o exercício da garantia à interposição de recurso administrativo por parte das empresas licitantes, com violação ao pleno exercício do contraditório e da ampla defesa, além de atentar contra o princípio da competividade.

Ainda, o TCU recomendou à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, na qualidade de gestora do Portal de Compras Governamentais, que avalie a conveniência e a oportunidade de incluir orientação específica, em normativo próprio, no sentido de vedar a realização de atos no portal fora do período normal de expediente e em dias úteis.

No caso em questão, o pregoeiro recusou propostas e comunicou a reabertura da sessão após as 18h, bem como abriu o prazo para o registro de intenção de recurso antes das 8h, impedindo o pleno exercício do direto de recurso por parte dos licitantes eventualmente prejudicados. A Segunda Câmara aplicou ao pregoeiro a penalidade de multa no valor de R$ 10 mil.

Para acelerar o processo licitatório

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a tecnologia na Administração Pública permitiu que o processo de aquisição de bens e serviços passasse a ser realizado com mecanismos que facilitam as compras, ampliam a transparência e aceleram os processos licitatórios.

“Nesse cenário, o Governo Federal criou o Comprasnet, que reúne informações sobre atas, editais, manuais, legislação e materiais ligados a licitações e contratos. Embora o portal seja denominado Compras Governamentais, o nome Comprasnet é amplamente difundido e conhecido no serviço público”, afirma.

Conforme o professor, o Comprasnet ganhou destaque por permitir melhoria da gestão dos recursos públicos e controle social com a divulgação de todas as compras e contratações da Administração federal, autarquias e fundações.

“O avanço que esse portal tem na seara administrativa advém também de recomendações do Tribunal de Contas da União, uma vez que a Corte procura mostrar ao Ministério do Planejamento em quais aspectos o portal precisa de melhorias e progressos”, ressalta Jacoby Fernandes.

Fonte: Brasil News- 8/7/2016- http://www.n3w5.com.br/economia/2016/07/tcu-recomenda-vedacao-atos-comprasnet-fora-horario-expediente

You may also like
Laércio insere na nova Lei de Licitações pontos em favor do setor de serviços
Solução de Consulta n. 64, de 1° de Março de 2019
Proposta que cria nova lei de licitações pode ser analisada em breve pelo plenário da Câmara
Laércio comemora aprovação de novo marco legal sobre licitações que visa combater a corrupção
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?