Home > Previdência > Sindicato cobra da Previdência a regularização do sistema para aposentadorias via 85/95

Sindicato cobra da Previdência a regularização do sistema para aposentadorias via 85/95

A Medida Provisória 676/15, publicada em 17 de junho de 2015, estabeleceu que os trabalhadores brasileiros também podem se aposentar pela nova regra 85/95, que assegura a concessão integral do benefício, sendo uma alternativa ao Fator Previdenciário, que reduz em até 40% os valores calculados da aposentadoria.

A 85/95 é constituída pela soma do tempo de contribuição e a idade. A exemplo, um trabalhador que atualmente contabilizar 35 anos de contribuição e 60 anos de idade já pode solicitar sua aposentadoria nos postos do INSS. No caso das mulheres, a soma é de 85, sendo 50 de idade e 35 anos de contribuição.

O problema é que o sistema do INSS para concessão de aposentadorias ainda não disponibiliza a nova regra 85/95, deste modo, os trabalhadores acabam empurrados para o cálculo via Fator Previdenciário. Esta falha no sistema está lesando os trabalhadores no momento de sua aposentadoria, pois uma vez optado pelo Fator, não haverá recursos para reverter a situação para o benefício em ganho integral. “Isso é inadmissível”, ressaltou Carlos Ortiz, presidente do Sindnapi.

Diante desse impasse, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical protocolou um ofício no Ministério da Previdência para que o sistema seja regularizado o mais rápido possível. Para Tonia Galleti, coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato e especialista em Direito Previdenciário, “esse entrave abre um precedente para que as pessoas que se sentirem lesadas ingressem com ações futuras contra o governo, pois uma coisa é optar, outra, bem diferente é praticamente ser obrigado”, alertou.

FÓRUM DA PREVIDÊNCIA – Representantes do Sindicato Nacional dos Aposentados participarão amanhã (17) da segunda rodada de debates do Fórum do Trabalho e da Previdência, em Brasília. Durante o evento o Sindnapi colocará em pauta a situação dos trabalhadores que já podem se aposentar pela 85/95, mas que estão sendo empurrados para o Fator Previdenciário devido à falha no sistema do INSS. Para João Inocentini, presidente licenciado do Sindnapi, “O Sindicato vai interceder pelos trabalhadores que foram lesados com essa situação absurda”, destacou.

FONTE: Assessoria de imprensa do Sindicato Nacional dos Aposentados- 16/9/2015-

http://www.fsindical.org.br/forca/sindicato-cobra-da-previdencia-a-regularizacao-do-sistema-para-aposentadorias-via-8595

You may also like
Relator da PEC da Previdência defende idade mínima de 65 anos para aposentadoria
Tempo mínimo de contribuição pode ter regra diferenciada, sugere relator
Governo admite reduzir a 62 anos idade para mulher se aposentar
Alceu Moreira entrega parecer favorável à reforma da Previdência na CCJ
Iniciar WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?