Home > Comportamento > 5 características de um líder empresarial carismático

5 características de um líder empresarial carismático

Quando pensamos na figura de um líder, dificilmente não a associamos a um ser carismático, ou seja, alguém com uma capacidade natural de inspirar e influenciar as pessoas a sua volta.

O termo carisma tem origem grega e significa ter a capacidade de agradar, atrair e cativar as pessoas, despertando sua atenção e interesse. Está associado, principalmente, a pessoas com êxito na vida e que se sobressaem devido a uma personalidade forte e impactante.

São várias as competências que nos fazem reconhecer uma pessoa como líder. Dentre elas, podemos, certamente, destacar o carisma como a competência que possibilita um diferencial no âmbito das relações interpessoais.

Líderes carismáticos exercem com maior facilidade poder sobre sua equipe de trabalho, seus pares e também seus superiores. Possuem a habilidade de motivar as pessoas, conduzindo-as e orientando-as a um determinado objetivo a ser atingido, por meio do seu entusiasmo e sua autoconfiança.

Identificamos facilmente algumas características inatas nos líderes que possuem carisma dentro de uma organização:

1 – Saber seduzir e atrair os membros da equipe por meio de uma personalidade enormemente atrativa;

2 – Ser um grande comunicador, unindo a equipe ao seu redor devido ao seu poder natural de persuasão;

3 – Gerar admiração, o que amplia sua capacidade de conduzir as pessoas a atingirem resultados extraordinários;

4 – Possuir autoestima elevada, demonstrando muita segurança em suas ações, mesmo em situações difíceis, pois acredita que poderá superá-las;

5 – Demonstrar uma tendência a assumir riscos, influenciando sua equipe a galgar novos patamares de desempenho e inovação.

Todas essas características são consideradas fundamentais para o sucesso de um líder e sua equipe, porém não podemos esquecer que carisma é um dom, não um valor. Líderes carismáticos são importantes no contexto organizacional quando seus valores são virtuosos e direcionados ao bem-estar de todos a quem influencia.

A história está repleta de líderes que usaram seu carisma apenas para atender a interesses próprios, sem agregar nenhum valor ao meio ou a seus “seguidores”.

É importante ressaltar também que ter carisma apenas não é garantia para ser um bom líder. Também é preciso gostar e respeitar profundamente as pessoas como seres autônomos e aptos a fazer suas próprias escolhas.

Maria Cristina Ortiz de Camargo é especialista na área comportamental e docente da BSP – Business School São Paulo.

Fonte: Exame.com- 3/9/2015;
http://www.contabeis.com.br/noticias/25248/5-caracteristicas-de-um-lider-empresarial-carismatico/