POLÍTICA E ECONOMIA – A abertura ficou por conta do jornalista e comentarista da rádio CBN, Kennedy Alencar, com a palestra “Panorama Político do Brasil”. Ao falar para os empresários do setor, Kennedy deixou um recado sobre a votação do projeto de terceirização. “Se vocês não se unirem à Fiesp, dificilmente esse assunto vai andar, porque o Temer acha que é um vespeiro. Para ele, a CNI e a Fiesp já estão atendidas com a CPMF. Hoje, não há consenso entre as entidades interessadas, o que faz o projeto perder força política. É preciso que haja mais negociação, porque aí sim o Temer vai ver o projeto com bons olhos”, disse.
O jornalista apresentou também uma visão geral sobre a política nacional e contou que o presidente Michel Temer decidiu enxugar as metas e que terá que focar na PEC que limita os gastos públicos e a reforma da Previdência. Para o comentarista, se forem realizadas essas duas reformas, Temer terá chance de sair bem do governo. “O Temer chegou ao poder para arrumar a economia e ele não tem que fazer outra coisa”, frisou.
Para ele, a política continuará a ser o principal nó do Brasil, principalmente porque há um Congresso muito dividido e polarizado. Com o impeachment de Dilma Roussef, o Congresso ganhou muita força e está muito fragmentado. Segundo o comentarista, esse tipo de processo gera muita fragilidade na imagem do país. “Em 30 anos, o Brasil já retirou dois presidentes do cargo, e isso sinaliza para os investidores externos que o país é muito instável”, afirmou.
Para Keneddy, “o legado da Lava Jato será a mudança de cultura que iniba mais a corrupção. Essa investigação de ricos e poderosos vai elevar o nível da relação entre os políticos e as empresas”, observou. E apontou que deve haver uma preocupação com as empresas que estão sendo investigadas, pois elas também são responsáveis pela empregabilidade no país.
Thomas Boscher fala sobre a robotização nas empresas
TECNOLOGIA – Thomas Boscher, VP e gerente geral da Intellibot – Diversey Care, uma divisão da Sealed Air -, explanou sobre o tema “Robotização nas empresas”, cuja redução de mão de obra e segurança e limpeza melhoradas são algumas das vantagens para as empresas que adotam este tipo de tecnologia.
“Esses robôs limpam o mesmo lugar da mesma forma todos os dias e você só precisa treiná-los uma vez. São muito seguros e possuem vinte sensores que lhes ajudam a limpar mais rapidamente”, explicou.
As máquinas possuem quatro modos de operação: manual; limpeza spot, no qual com apenas o clique de um botão, o robô sai para limpar o piso; área clean, com mais de vinte mapas pré-configurados no robô, e o modo mapa, que programa a máquina para limpar por mais de quatro horas e meia sozinha.
Segundo Thomas, a máquina consegue limpar mil metros quadrados por hora. “Quando falamos de redução de mão de obra, a maioria dos clientes realoca para outras competências ou transforma em economia e lucro direto”, afirmou.
Abílio Cêpera explana sobre a influência da digitalização nos negócios das empresas de asseio e conservação
Em seguida, o público pode conhecer mais vantagens de aplicar tecnologia no atendimento aos clientes na palestra “A influência da digitalização nos negócios das empresas de asseio e conservação”, Abilio Cepêra, com o diretor geral da Kärcher.
O diretor iniciou a sua apresentação fazendo um panorama sobre o mercado digital de hoje. Abilio lembrou que Facebook e Google, por exemplo, concentram grande parte do mercado comprando pequenas empresas. Para ele, os empresários do setor de serviços também precisam ter um olhar mais inovador sobre o mercado.
“Temos a tendência de gerenciar as nossas empresas como um grande navio, o que não acompanha a velocidade das tecnologias atuais. Hoje, as informações são trocadas entre diversos dispositivos e isso faz com que qualquer transformação seja realizada numa velocidade muito grande, o que muda o comportamento do consumidor”, explicou.
O palestrante falou sobre negócio disruptivo, o caso da empresa Thermondo, que oferece aquecimento por uma taxa mensal nos Estados Unidos, o que muda a indústria, pois o usuário deixa de comprar o aquecedor e de usar o serviço de reparos de um técnico especializado, para adotar este novo modelo de consumo.
Sobre o mercado de limpeza, Abilio ressaltou que é preciso que o setor inove. “Em todos os exemplos de negócios disruptivos, vemos que as empresas olharam para o cliente”, disse.
O palestrante apresentou casos de marcas americanas que atendem os clientes através da internet para solicitar serviços de limpeza.
Cássia Almeida destaca a importância dos treinamentos dos profissionais do setor
TREINAMENTO – A abordagem sobre os treinamentos dos profissionais da área de asseio e conservação ficou por conta da superintendente executiva da Facop, Cássia Almeida, na palestra “Rompendo Barreiras – Capacitação operacional mediada pela tecnologia”.
Cássia iniciou a sua palestra citando a fala do presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, de que uma limpeza mal feita é reparada, mas a limpeza bem feita nem sempre é notada pelo cliente.
Tendo em vista que a qualidade da prestação de serviços deve ser uma tônica para a imagem do setor de asseio e conservação no mercado, a Facop criou um curso de relacionamento com o cliente e acompanhamento dos serviços prestados. “As atitudes das pessoas são a imagem da empresa. Capacitar é, portanto, investir em sua marca”, afirmou a palestrante.
Cássia destacou que a importância dos cursos presenciais, que trazem resultados perante os profissionais, contratantes e sociedade. A educação à distância é outro investimento realizado pela Facop. O desafio, segundo a diretora, foi transmitir toda a prática do setor para o meio digital.
Atualmente, há nove títulos de treinamentos específicos que passam por coleta urbana, limpeza hospitalar, portaria, recepção, limpeza administrativa e de reparação. Os treinamentos consistem em demonstrações em vídeos de como realizar o serviço com excelência e são usados tanto nas empresas que atuam no setor quanto nos próprios clientes.
Fernando Rocha fala sobre qualidade de vida no ENEAC
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA – O apresentador Fernando Rocha, do programa Bem Estar, da TV Globo, fez uma passagem muito bem humorada e descontraída no Eneac com a palestra “Como cuidar da sua saúde” e deixou a sua mensagem sobre os desafios para vencer a balança, quando se trata de perder peso.
“Eu me sentia orgulhoso de ser gordinho e até dizia que eu representava os obesos, enquanto a Mariana Ferrão (também apresentadora do Bem Estar), os magrinhos. E seguia a vida com o peso de 115 kg. Eu via a realidade que queria ver e não me preocupava com o que comia”, contou.
Fernando lembrou do momento em que decidiu mudar. “Foi quando eu estava tomando banho e não pude ver o meu pé (risos)”. Durante dois meses, o apresentador só poderia consumir 800 calorias e as pessoas nas ruas ficavam tomando conta para que ele não saísse da dieta. “A vida era contada em gramas, dia a dia”, disse.
A lista de problemas que uma pessoa pode eliminar evitando o aumento de peso foi destacada pelo jornalista, passando pelo risco de AVC, diabetes e infarto.
O jornalista destacou a importância da atividade física para uma boa qualidade de vida. “Hoje, eu tenho um objetivo de dez mil passos por dia e nove horas semanais de exercícios. Com isso, encontrei mais vitalidade para fazer minhas atividades”.
“É importante entender que medicina não é ciência exata. Faça o que conseguir. Se for somente dez minutos por dia, faça. Se você não gosta de atividade física, é porque você ainda não encontrou, mas procure uma que realmente te agrade”, recomendou.
ENEAC MULHER – Ainda no mesmo dia, o Eneac deste ano trouxe uma novidade: um momento exclusivo para o público feminino. Nesta edição, autora de oito livros “best-seller“, sendo dois voltados para o mundo corporativo “Inteligência Profissional e Afetiva” e “A Consultora de Boas Compras”, Nelma Penteado ministrou a palestra “Mulher Diamante” e destacou a importância de estar em harmonia com cada aspecto da vida, “não apenas para ser uma profissional de sucesso, como também para ter uma vida mais feliz”, enfatizou.
ENEAC Mulher com Nelma Penteado
ENEAC – O Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (ENEAC) foi realizado pela Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), entre os dias 21 e 25 de setembro, no Iberostar Praia do Forte, Bahia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Febrac e com informações do Seac-RJ- 30/9/2016.