Home > Febrac2017 > 16 de setembro: Dia de cidadania do setor de limpeza

16 de setembro: Dia de cidadania do setor de limpeza

A 10ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental e o 4º Ato de Cidadania foram realizados no dia 16 de setembro, simultaneamente, em onze estados. Promovido pela Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), em parceria com os Sindicatos Estaduais Associados, o evento contou com a participação de trabalhadores e empresários das empresas de asseio e conservação, juntos uniram forças para deixar o mundo melhor.

O mutirão de limpeza e manutenção foi realizado em pontos turísticos, escolas, creches, entidades e áreas verdes no país. Para desenvolver a Ação, as empresas disponibilizaram luvas, sacos biodegradáveis, ancinhos e outros instrumentos para limpeza, coleta e separação do lixo reciclável. Os voluntários realizaram também jardinagem, poda de árvores, reposição de grama, reparos em calçadas e meio fio e pintura de canteiros e bancos, distribuíram cartilhas sobre a importância de preservarmos o meio ambiente e de fazermos a reciclagem do lixo. Ademais, foram plantadas mudas de árvores e distribuídas mudas e sementes.

Realizado no Dia Mundial de Limpeza, Ação é um instrumento prático de educação ambiental anualmente pela Febrac e pelos Sindicatos filiados. “É uma forma das empresas associadas darem exemplo para as demais da importância do uso consciente do meio ambiente e das técnicas de trabalho responsáveis. E também, é uma forma de ajudarmos a conscientizar a sociedade sobre a necessidade de valorizarmos e cuidarmos dos nossos espaços públicos”, ressaltou o presidente da Febrac, Edgar Segato Neto.

Além das atividades envolvendo a limpeza e conservação, foi realizado o 4º Ato de Cidadania que consiste no recrutamento para contratação profissional de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados, pessoas que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e que, ao final do programa, recebem do INSS um certificado que lhe garante esta condição.

“Esta foi uma oportunidade para mais de 44 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil conquistar um trabalho, e se estende também para as empresas que sentem dificuldade em contratar pessoas com deficiência, principalmente para cargos que não são administrativos”, contou o presidente da Febrac.

A Lei de Cotas (8.213/91) determina que empresas com cem ou mais funcionários incluam 2% a 5% de pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos. E para cumprir a lei, as empresas do setor de serviços poderão promover palestras sobre inserção, convênios e divulgam vagas voltadas para PcDs.

No mercado formal, as pessoas com deficiência recebem todos os benefícios garantidos por lei para todos os trabalhadores, como plano de saúde, aposentadoria, FGTS, transporte e alimentação. No setor de serviços, essas pessoas têm ainda a oportunidade de aprender uma profissão, em centros de treinamentos especializados. Apesar de tantos benefícios, existem entraves para a absorção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Confira abaixo como foi realizada a Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental e o Ato de Cidadania em cada Estado:

1. GOIÁS

Em Goiás, a Ação Nacional foi realizada na Associação de Karatê Sol Nascente em Trindade com o intuito de inserir o jovem/aprendiz no mercado de trabalho e diante das dificuldades de encontrar este para as atividades correlatas aos setores de limpeza e vigilância, resolveu inseri-los na sociedade através do desporto.

A Associação de Karatê Sol Nascente abriga mais de 400 crianças carentes, iniciativa esta que contam com a contribuição do Seac-GO para a realização desse projeto de inclusão social voltada ao jovem e menor aprendiz.

2. MATO GROSSO DO SUL

Em Campo Grande, o Seac-MS realizou a revitalização de um jardim e limpeza profunda do salão de festas do Asilo São João Bosco que é referência em Mato Grosso do Sul no atendimento de longa permanência a idosos na situação de vulnerabilidade social.

Além disso, o Sindicato realizou o recrutamento de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados pelo INSS para o mercado de trabalho, no qual seis empresas receberam currículos durante o evento. E para o cadastramento, as empresas disponibilizaram funcionários dos departamentos pessoais, prontos para o atendimento aos candidatos, no qual foram recrutadas 66 pessoas e contratadas 10.

O Ato de Cidadania ocorreu no Shopping Pátio Central que recebe um grande fluxo de pessoas, principalmente aos sábados – dia em que a ação foi desenvolvida. “As empresas do setor apresentaram ofertas de postos de trabalho para o cumprimento da cota de deficientes, tendo em vista, a baixa disponibilidade de candidatos para as funções básicas, como as de servente e faxineiro, bem como para as áreas administrativas”, explica o presidente da Febrac.

3. MINAS GERAIS

Na primeira fase, o Seac-MG mobilizou duas frentes de trabalho em Minas, tendo como foco a educação ambiental, com atividades no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, e a limpeza da ponte sobre o Rio Paranaíba, em Patos de Minas, realizada pela associada Conserbras. Em Minas, o tema foi “Água é vida e a vida é da cor que a gente pinta”, que contou com a participação de 100 voluntários e mais de 300 crianças.

Em Belo Horizonte, as atividades se concentraram na Praça do Sol do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, região norte de Belo Horizonte. O evento contou com a parceria da Kärcher, da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), da associada Conservadora Predisul, e da Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica de Belo Horizonte.

A contadora de histórias, Alessandra Nogueira, interagiu as crianças em atividades lúdicas lembrando o meio ambiente e a vida. Foram distribuídas cartilhas de meio ambiente, brinquedos, além de algodão doce, picolés e pó colorido biodegradável. “Despertar as crianças para a defesa da natureza é um compromisso que todos nós temos que assumir”, lembrou o presidente do Seac, Renato Fortuna Campos.

Em Patos de Minas, a Conserbrás contou com a ajuda de voluntários, entre eles trabalhadores e pessoas da comunidade. As atividades de limpeza da ponte sobre o Rio Paranaíba, construída na década de 20, começou às 8h, quando foram coletadas mais de cinco toneladas de lixo, que foram compactadas pelo caminhão de coleta da Conserbrás. Para o diretor presidente, Walter Soares, o slogan da empresa é preservar o meio ambiente. “Uma cidade mais limpa é a que menos se suja, por isso, promovemos paralelamente, à Ação, uma blitz educativa”. A ação em Patos de Minas contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.

4. PARÁ

Cerca de 100 trabalhadores de quinze empresas prestadoras de serviços terceirizados participaram da Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental no Parque do Utinga, em Belém. No evento foram realizados o trabalho de limpeza que retirou 15 toneladas de lixos, revitalização, poda de árvores, corte de grama entre outros, ao longo do Igarapé Buiussuquara.

No Estado, a ação foi organizada pelo Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis, Trabalho Temporário, Limpeza e Conservação Ambiental do Estado do Pará (Seac-PA). Além dos serviços de limpeza, 300 mudas de plantas nativas foram plantas e outras 500, foram doadas para estimular a criação de áreas verdes e um cadastro trabalhadores Portadores de Necessidades Especiais foi feito para que estes sejam encaminhados às empresas com vagas em aberto.

5. PARANÁ

O Sindicato das Empresas do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Seac-PR) levou à Rua XV de Novembro, em Curitiba, um grande espetáculo da limpeza. O calçadão, que recebe por dia milhares de turistas e moradores da capital desta vez levou uma equipe de quase 80 pessoas que, durante toda a madrugada do dia 15, realizaram a limpeza profissional do trecho que compreendeu o início do calçadão, em frente à Rua XV, até a Boca Maldita.

“É uma ação que trabalha o resgate da cidadania, com o envolvimento de diversos parceiros e profissionais empenhados em trazer para Curitiba o valor da limpeza profissional”, garantiu Adonai Arruda, presidente do Seac-PR.

Cerca de 10 empresas do setor participaram do evento, disponibilizando suas equipes, e o trabalho, que teve início às 23h estendeu-se até as 03h45, realizou ainda a retirada do lixo das 40 lixeiras existentes em toda a extensão da Rua XV. “Planejamos o evento em todos os detalhes para que não houvesse nenhuma intercorrência. Mesmo com uma área tão grande quanto a rua XV, o evento foi um sucesso e a mudança foi visível, ficamos bem satisfeitos com o resultado”, contou Maria Letizia Marchese, diretora da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná, a FACOP, e que coordenou o evento.

Com grande repercussão na mídia, o evento trouxe aos lojistas um calçadão renovado. “O que mais fez diferença foi o cheiro, antes a gente sentia um mau-cheiro, hoje está uma delícia, mais limpo, sem aquele limo todo”, afirmou Jéssica Quadros, que trabalha em uma grande loja de roupas na XV.

A Ação contou com grandes apoiadores, como a Associação Comercial do Paraná (ACP), que, além de orientar os lojistas, deu todo o auxílio às equipes de limpeza e ainda está realizando uma campanha de doação de brinquedos para serem distribuídos aos filhos dos trabalhadores no mês das crianças. “Um ambiente limpo e em ordem motiva as pessoas a virem ao centro da cidade, estimulando o comércio local. Então esta é uma ação muito valiosa para a ACP”, garantiu Camilo Turmina, vice-presidente da Associação.

A Prefeitura de Curitiba também foi grande parceira, concedendo segurança por meio da Guarda Municipal, e com um trabalho prévio realizado pela FAS com os moradores de rua do local. Também a Secretaria de Meio Ambiente auxiliou com a cessão de trabalhadores para a ação e com dois caminhões-pipa. A Sanepar também concedeu caminhões-pipa para o evento. “As parcerias são muito importantes em eventos deste porte. Ao envolver as diferentes entidades, unimo-nos para um bem maior, que é a manutenção da cidade”, reforçou Adonai Arruda.

Outros grandes parceiros foram o Siemaco, que representou os trabalhadores do setor, e duas grandes empresas internacionais de produtos e equipamentos para limpeza, Spartan do Brasil – que concedeu o produto utilizado durante a ação – e a Karcher – maior fabricante de equipamentos de limpeza profissional do mundo, que concedeu as máquinas utilizadas durante a limpeza.

Após a limpeza, no sábado das 09h às 13h, a equipe da Central de Empregos da FACOP realizou o cadastramento de currículos de profissionais com deficiência que têm interesse em entrar para o setor do asseio. Foram levadas mais de 100 ofertas de empregos e diversos profissionais procuraram o estande da Central para cadastrar seu currículo. “É uma forma que temos de recrutar esses profissionais. O setor do asseio, apesar da crise, sempre oferece vagas com muitos benefícios. E, mesmo que a ação tenha acontecido em apenas um dia, a Central de Empregos da FACOP está sempre esperando esses profissionais”, explicou Kelly Gutervil, supervisora de RH da Central de Empregos.

O endereço da Central de Empregos é Rua Duque de Caxias, 255, bem no centro de Curitiba. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 09h às 17h.

6. PERNAMBUCO

O Recife recebeu a X Ação Nacional Febrac, por meio de workshop que discutiu a sustentabilidade e inclusão social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O evento foi realizado no hotel Onda Mar, localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e foi promovido pelos associados das empresas de anseio e conservação.

A abertura do workshop foi realizada por José Jeferson Thompson Lins, da Superitendência Regional do Trabalho; Fernando André Cabral, coordenador do projeto de fiscalização da Inclusão da Pessoa com Deficiência; e Alexandra Spineli, especialista em Educação e Inclusão da Pessoa com Deficiência.

O evento foi destinado a gestores e profissionais de recrutamento e seleção, segurança e medicina do trabalho, departamento pessoal, treinamento e desenvolvimento, além de gestores operacionais.

7. RIO DE JANEIRO

O Seac-RJ promoveu a 10ª Ação Nacional Febrac no Divo Quiosque, na Praia do Leme, no Rio de Janeiro. E pelo segundo ano consecutivo o patrocinador oficial do Clean Up the World, que chegou a sua 15ª edição e mobilizou mais de 1800 participantes em todo o estado. Durante o dia, foram retiradas pelo menos quatro toneladas de lixo de mais de 20 lugares, desde a orla das Praias de Copacabana e Ipanema, até Paquetá e Guaratiba.

Representando o presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, que participa do Congresso da WFBSC, em Berlim, a diretora social do Sindicato, Salete Calaça, conduziu a organização da ação no Rio.

“Chegamos ao décimo ano consecutivo da Ação Nacional com muito orgulho. Como empresários que atuam no setor de asseio e conservação, temos satisfação em criar ações de educação da sociedade a respeito do descarte correto do lixo. Ainda vemos no Rio pessoas jogando o lixo na areia da praia e, chegando o verão, nada mais importante do que conscientizarmos as pessoas sobre os prejuízos ao meio ambiente e a nós mesmos quando o lixo retorna para a natureza. E hoje também foi um dia especial, porque representei o nosso presidente, que sempre apoia e participa de todo o evento“, afirmou Salete.

Para a Prefeitura do Rio de Janeiro, o papel do Sindicato é preponderante na mobilização da sociedade para que a cidade possa avançar nos cuidados com o meio ambiente.

“É fundamental a participação das empresas porque é um conjunto de forças necessárias para criar a conscientização de que o lixo que nós produzimos deve ter uma destinação. Todos nós estamos envolvidos com esse grande evento que tem uma didática maior de conscientização da população. É disso que a gente precisa. Parabéns ao Sindicato”, disse o subsecretário de Meio Ambiente, Justino Carvalho.

Além de promover a limpeza ambiental, a 10ª Ação Nacional Febrac também atua na inclusão social de deficientes físicos no mercado de trabalho. As empresas associadas ao Seac-RJ ofereceram no Ato de Cidadania um total de três mil vagas para pessoas com deficiência física em todo o estado.

A iniciativa foi realizada pela segunda vez e trouxe resultados muito positivos. Foram recebidos mais de cem currículos tanto de candidatos que compareceram pessoalmente no evento em Copacabana, quanto dos que enviaram por e-mail.

“Ficamos muito felizes neste ano com o resultado do Ato de Cidadania. Foi surpreendente vermos que a quantidade de candidatos aumentou muito de um ano para o outro. É um sinal de que devemos cada vez mais promover este tipo de divulgação”, avaliou Salete Calaça.

Para as pessoas com deficiência que estão em busca de emprego, a iniciativa é uma nova esperança, como revela o candidato Jaguarassy Correia, de 54 anos, que levou seu currículo pessoalmente para a diretoria do Seac-RJ na ação.

“É muito bom termos essa oportunidade. Eu sofri um acidente muito novo e perdi um dos dedos da mão. A gente passa por muito preconceito e, às vezes, até um apelido deixa a gente deprimido, achando que não tem capacidade. Essa ação nos traz até mais esperança no país”, disse.

Os currículos recebidos serão direcionados para as empresas associadas ao Seac-RJ, com o objetivo de ajudar também essas empresas a cumprir a Lei de Cotas. Candidatos interessados poderão ainda enviar currículo para o [email protected]. A iniciativa do Seac-RJ de oferecer as três mil vagas de emprego para pessoas com deficiência em todo o estado foi destaque na mídia.

8. RIO GRANDE DO NORTE

Em Natal, a iniciativa foi desenvolvida no Parque das Dunas, com a participação de 8 empresas e 60 pessoas, que fizeram a recuperação das pistas voltadas às caminhadas, bem como nos diversos equipamentos, anfiteatro, brinquedos, bancos, etc. Além disso, foram recolhidos 2 caminhões de lixos.

Para este ano, os trabalhos aconteceram nas instalações da CORDE/RN – Subcoordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, cuja sede, ora em precário estado de conservação, será beneficiada com reparos, tais como: recuperação de rampa de acesso, serviços de pintura, poda de árvores, limpeza de entulhos, entre outros trabalhos.

Realizado simultaneamente com a Ação Nacional de Limpeza Ambiental – no dia 16 de setembro, o Ato de Cidadania foi o recrutamento profissional de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados, que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e que, ao final do programa, recebem do INSS um certificado que lhe garante esta condição.

As empresas do setor podem apresentar ofertas de postos de trabalho para o cumprimento da cota de deficientes. Recepcionistas, telefonistas, digitadores, porteiros, vigias, serventes e auxiliar de serviços gerais são apenas algumas das áreas que os trabalhadores podem atuar no segmento de asseio e conservação.

Como forma de solidificar a iniciativa, Sindprest/RN e Corde/RN deram-se as mãos no sentido de fazer com que as associações e entidades voltadas para a inserção deste público no mercado possam trazer a maior quantidade de pessoas com deficiência para que façam seus cadastros.

O Ato de Cidadania aconteceu na sede da CORDE-RN, no qual foram recrutadas 344 pessoas.

9. SANTA CATARINA

Organizado pelo Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina (Seac-SC), a Ação em Florianópolis reuniu pessoas de todas as idades na Beira-mar de São José. Com o tema “Ato Cidadania – Construindo um Futuro Sustentável” a programação especial contou com três segmentos: apresentações e brincadeiras sobre reciclagem, orientações a pessoas com deficiência e campanha de doação de brinquedos, livros e materiais escolares.

O tema “Reciclar é Criar” integrou a programação composta por apresentações lúdicas sobre o tema. Voluntários apresentaram a peça de teatro com bonecos e objetos confeccionados com materiais recicláveis “Conta Sonho Navega Vôo”. O mesmo grupo ministrou a oficina sobre a produção de brinquedos feitos com papelão, cola e fita adesiva. No espaço ao lado, amostras de óleo usado chamaram a atenção do público na explanação sobre o descarte devido do ingrediente de cozinha e sua reutilização para a fabricação de sabão e ração animal.

O Presidente do Seac-SC, Avelino Lombardi, citou dois atos destacáveis, que segundo ele valorizam ainda mais esta edição do evento. “Este ano inovamos com a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, buscando a promoção de novas potencialidades e, com isso, tornar o evento grandioso e melhor. Ao participarem de ações como estas, as pessoas tornam-se mais conscientes sobre suas escolhas de descarte e o impacto que elas podem ter sobre o meio ambiente em que vivem. Esta é a forma de colaborarmos com a educação da sociedade sobre a necessidade de valorização e cuidado de nossos espaços públicos”.

Para o diretor executivo do Seac/Sindesp-SC, Adm. Evandro Fortunato Linhares, o evento contribuiu para a educação sustentável e cultural do cidadão. “A formatação da edição 2017 superou nossas expectativas, através da união das três ações que abraçaram o propósito do Sindicato, o de informar para melhorar. Esta iniciativa buscou incentivar a população a adotar novos hábitos de preservação. A nossa parte está sendo cumprida com grande êxito. Contamos com a participação intensa da equipe interna e de voluntários dispostos a fazer este grande evento, através do envolvimento com a sociedade. A 10ª ação nacional do Seac-SC dissemina informação e cultura a todos os presentes”.

O consultor e especialista em técnicas de limpeza profissional, Osmar Viviani, fala sobre a relevância da ação. “Devo destacar a importância da contribuição de cada um nessa luta, através da aplicabilidade dessas atividades em nosso dia a dia, que é simples e sem custo. Sem deixar de destacar a importância da inclusão social, que vêm trata da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.

O palco recebeu um show de dança inclusiva apresentado por alunos do Centro Educacional Marista, de São José. O sexteto composto por um cadeirante venceu em primeiro lugar a etapa regional do Festival Escolar Dança Catarina, classificando-se para a etapa estadual em outubro. O grupo de dança da APAE Florianópolis também proporcionou ao público uma encantadora coreografia. Comandado pela professora Ana Luiza Ciscato, a equipe participou da abertura das olimpíadas 2012 em Londres.

O público também contou com a apresentação da Banda Marista, além da declamação de poesias inspiradas no tema sustentabilidade. Houve também a doação de cerca de 100 mudas da planta suculenta e de camisetas com estampas da ação, para todos que passaram pelo local. Folhetos foram distribuídos, chamando atenção para o uso de práticas sustentáveis. A programação ainda contou com piscina de bolinhas, tobogã, barraca de pipoca e de algodão doce.

O segundo tema promoveu a “Inclusão Social”. Postos foram montados para o cadastro de candidatos com deficiência, para inserção no mercado de trabalho. O SEAC-SC disponibilizou um espaço para o cadastro de currículo para compor o banco de dados do Sindicato. A tenda contou com a participação da equipe da Previdência Social, que orientou a população sobre a contribuição do INSS. “Orientamos o cidadão sobre tempo de contribuição, aposentadoria, perícia, instruímos os segurados acerca dos documentos necessários para a concessão do benefício, entre outros temas relacionados à previdência”, comenta o educador previdenciário, Miguel de Lima.

A terceira atração foi a campanha “Doação de Brinquedos, Livros e Material Escolar”. As doações podem ser realizadas até o dia 5 de outubro na sede do SEAC-SC, no centro de Florianópolis. Os materiais arrecadados serão doados a entidades beneficentes do estado, no dia 12 de outubro.

“Gostei de todas as atrações do evento, principalmente das oficinas incentivadoras. Esse trabalho estimula a criatividade da criança e reforça o aprendizado adquirido na escola. Meus filhos adoraram, e eu também”, destaca Bárbara Schmidtke, mãe de três crianças que curtem o evento.

10. SÃO PAULO

Um trabalho de conscientização. É assim que pode ser definida a ação desenvolvida pelos Sindicatos das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (Seac-SP) e das Empresas de Asseio, Conservação e Afins do Grande ABCDM, RP e RGS (Seac-ABC) na Praça Júlio Dantas, Jardim Stela, no qual dezenas de voluntários tiveram como companheiros sacos de lixo e colocaram a “mão na massa”, para num gesto de cidadania garantir a limpeza e conservação da área verde, em um dos cartões postais de Santo André/SP.

“Para o setor é muito significativo poder contribuir com a cidade em uma atitude que beneficia tanto a população quanto o meio ambiente. Por meio desta ação conseguimos congregar forças do setor terceirizado especializado em limpeza profissional para, além de promover o bem estar das pessoas que frequentam o local, chamar a atenção da população para a questão da sustentabilidade”, contribuiu o presidente do Seac-ABC, Marcos Nóbrega.

Para desenvolver a Ação, as empresas disponibilizam luvas, sacos biodegradáveis, ancinhos, e outros instrumentos para limpeza, coleta e separação do lixo reciclável. Além disso, foram realizadas jardinagem, poda de árvores, reposição de grama, reparos em calçadas e meio fio, brinquedos e pintura de canteiros e bancos. Além disso, foram plantadas mudas de árvores nativas.

11. SERGIPE

O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Sergipe (Seac-SE), realizou a Ação Nacional na Praça Carlos Hardman, em Aracaju, e contou com a participação de 82 voluntários, entre empresários e trabalhadores de cinco empresas de asseio e conservação, que fizeram a limpeza e recolheram 2 toneladas de lixo, conservação, ambientação e paisagismo, bem como a revitalização das áreas verdes do local.

“A finalidade da ação da Febrac e do Seac-SE foi estimular à prática social, por meio do exercício da cidadania. Todos juntos, colocando a mão na massa. Assim ganha, a comunidade, a cidade e cada cidadão” afirma o presidente do Seac-SE, Fernando Carvalho.

A 11ª Ação Nacional Febra – Limpeza Ambiental acontecerá no dia 15 de setembro de 2018.

AÇÃO NACIONAL FEBRAC

Promover a cidadania entre os empresários e empregados do setor de serviços terceirizados, bem como, tornar o mundo melhor, estes são os principais objetivos da “Ação Nacional Febrac”. Realizado anualmente e sem fins lucrativos, o evento é promovido pela Febrac, em conjunto com os Sindicatos Estaduais filiados, em todo o país. Além das atividades envolvendo a limpeza e conservação, a Ação promoverá novas ações sociais, de sustentabilidade e inclusão social, e será dividida em quatro fases:

1ª Fase – Sustentabilidade: Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental
2ª Fase – Inclusão Social: Ato de Cidadania
3ª Fase – Dia das Crianças: Campanha de doação de Brinquedos e livros novos ou usados
4ª Fase – Limpeza das Escolas: Ano Novo, Escola Limpa!

Fonte: Assessoria de Comunicação da Febrac- 25/9/2017-
Informações: Assessoria de Imprensa do Seac-MG, Seac-RJ, Seac-SC, Seac-PR.

You may also like
Febrac publica nova análise do fluxo de admissões e desligamentos do setor
Iniciará no próximo sábado a Ação Nacional Febrac 2017
16 de setembro: Dia de cidadania do setor de serviços
Ação Nacional Febrac 2017 começa em setembro