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Publicado em 16/05/2018 às 14h25 - Atualizado em 17/05/2018 às 15h55

INSS diminui distância entre segurados e benefícios a partir do dia 21 de maio

Medida representa fim do tempo de espera para ser atendido


A partir de segunda-feira (21) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai encurtar a distância entre o segurado e o benefício. Ao acessar o Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para o 135, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

A medida vale inicialmente para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos.

É o fim, aos poucos, do modelo convencional em que o segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.

Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

E com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.

Seu INSS

O Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.

Estão sendo investidos esforços para melhoria do Meu INSS: canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

E, a partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.

Informações para Imprensa:
Vanessa Marques e Marcela Matos
(61) 3313 4800

Lista dos Serviços que passarão a ser agendáveis:

 Alterar meio de pagamento

 Atualizar dados cadastrais do beneficiário

 Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

 Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

 Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF

 Cadastrar Declaração de Cárcere

 Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família

 Cadastrar ou Renovar Procuração

 Cadastrar ou Renovar Representante legal

 Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

 Desistir de Aposentadoria

 Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à

 Pensão por Morte

 Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS

 Reativar Benefício

 Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho

 Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

 Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

 Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

 Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho

 Transferir Benefício para outra Agência

15/5/2018

Fonte- https://www.inss.gov.br/inss-diminui-distancia-entre-segurados-e-beneficios-a-partir-do-dia-21-de-maio/


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